Topo

Como motorista viralizou no Youtube ensinando a comandar um trator

Clovis Rangel
Imagem: Clovis Rangel

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL

27/03/2021 04h00

Um brincadeira acabou se tornando mais que um hobby para um motorista de trator do Espírito Santo. Aos 53 anos, Márcio Destefani resolveu esquentar os motores, mas não de um carro e sim de uma motoniveladora.

O capixaba foi parar na web depois que resolveu contar em um vídeo sobre a sua rotina como operário de uma máquina usada para nivelar a superfície da terra. O vídeo numa plataforma digital foi visto mais de 100 mil vezes.

O canal no YouTube do motorista é antigo, desde abril de 2011. As gravações começaram inicialmente quando era treinador de futebol, na cidade onde mora, em Alfredo Chaves, região Sul capixaba. No início, não levou muito a sério, mas tempos depois resolveu apostar de novo na internet.

"O primeiro vídeo que postei deu 10 mil visualizações e foi sobre handebol. Aí deixei de lado o canal e ano passado voltei a mexer. Busquei assuntos sobre máquinas na internet e senti que faltava alguma coisa, aí resolvi filmar e mostrar tudo o que eu faço e explicar o que acontece" disse Marcio.

O assunto acabou ficando sério e ele resolveu inovar e acabou fazendo algumas edições. Logo o vídeo começou a bombar e muita gente compartilhou o link da pagina fazendo ele viralizar na web.

O principal vídeo dele já passa dos 100 mil views. Em quase 30 minutos, ele mostra que está em uma localidade de Cachoeira Alta, na cidade onde mora. Mostra o colega de trabalho e conta que vai atender a demanda de um produtor rural. Márcio explica todo o processo e a função da máquina. Ele narra as imagens ao som de uma música animada.

A surpresa veio logo no início, com a interação do público, e com isso ele resolveu ainda mais explorar o tema. Os conteúdos foram diversos, até mesmo como pilotar o equipamento pesado. O motorista não esperava que fosse "bombar" na internet em tão pouco tempo.

"Eu não esperava que ia acontecer isso tudo. Simplesmente resolvi criar conteúdo e joguei na rede. Comecei a compartilhar e a coisa tomou uma proporção que eu não esperava. É gratificante, respondo a todos no meu canal, um por um", contou Destefani.

"Patroleiro do YouTube"

Em seu canal com quase dois mil inscritos, Márcio Destefani já é conhecido pelos internautas como o "Patroleiro do YouTube". Apelido carinhoso que pegou é o próprio motorista curtiu a ideia é tem propagado isso naturalmente até mesmo na cidade capixaba.

"Eu sempre fui uma pessoa que lidei muito com público. As pessoas me conhecem na cidade por causa da área esportiva, mas agora mexendo com 'patrol' está sendo uma surpresa pra todo mundo. Algumas pessoas estão me chamando de 'Patroleiro do YouTube'. Risos", contou Márcio.

O motorista é funcionário da prefeitura de Alfredo Chaves há 20 anos e está na função como operador há um ano. Trabalha das 7h as 17h. Resolveu apostar na vida de youtuber sem muita ousadia, mas no formato amador. Já são mais de 12 mil horas gravadas e ele não pretende parar por agora.

"Agora a gente vai inovar. Estou terminando um curso de operador de drone. Abri uma empresa para o meu filho de tomadas aéreas e eu serei o piloto. Já estou fazendo algumas imagens e colocando em prática. Vamos crescer isso" falou entusiasmado o operador.