Topo

Ford Bronco chega ao Brasil em maio; confira o primeiro teaser nacional

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

26/03/2021 04h00

A Ford divulgou um vídeo que confirma a data de lançamento do Bronco no Brasil para maio deste ano. O modelo já havia sido antecipado no final de ano pela marca como um dos lançamentos para o mercado brasileiro, agora já está com o passaporte carimbado.

No vídeo, gravado na Hípica Santo Amaro, em São Paulo, aparece o nascimento de um potro, dando a entender que "nasce um novo membro" da Ford no País. O Bronco não é o primeiro carro da marca a ter um nome associado a cavalos: Mustang e Corcel são outros exemplos.

O modelo que virá importado do México chegará ao País, por enquanto, na versão Sport, a mesma que já está à venda na Argentina desde o início do mês. Ele vai brigar em termos de valores e dimensões com as versões mais caras e de motor a diesel do Jeep Compass, seu principal rival e líder da categoria.

Em termos de dimensões, o Bronco Sport tem 4,38 m de comprimento, 2,08 m de largura (contando os espelhos), 1,78 m de altura e distância entre-eixos de 2,67 m.

Mas diferentemente do modelo da Jeep, o novo SUV da Ford com aptidão para o fora de estrada virá com motor a gasolina. Ele usa um quatro cilindros, de 2 litros, turbo, que rende 248 cv e 38 mkgf. O câmbio é o automático de oito velocidades.

O Bronco Sport 2.0 traz um sistema de tração batizado de Trail Control, com sete modos de condução para diferentes tipos de piso, e bloqueio eletrônico de diferencial - sistema que garante que as rodas girem juntas em caso de falta de tração no fora de estrada.

Nos vizinhos argentinos ele está sendo oferecido em duas versões: Big Bend e Wildtrak. A primeira usa o motor 1.5 turbo de 175 cv e 26,3 mkgf. Essa seria uma boa opção para bater com o Compass com o novo motor 1.3 turbo que, segundo rumores, vai gerar até 183 cv com etanol. A segunda versão traz o 2.0 turbo.

Nos Estados Unidos, o modelo está disponível em quatro versões e a First Edition, versão de lançamento que traz todos os itens à disposição do modelo. Entre eles, estão alerta de ponto cego, controle de velocidade adaptativo com frenagem autônoma de emergência, câmera de ré e assistente de manutenção em faixa de rodagem.

Além do vídeo, a Ford Brasil deu início a uma série de postagens nas redes sociais que vão contar a história do Bronco - o projeto traduz uma série de teasers que foram usados no lançamento mundial do SUV no ano passado nos Estados Unidos. Confira abaixo o primeiro: