Topo

Apple Car: fornecedora de peças Magna diz ter interesse em projeto

Apple Car - Reprodução
Apple Car Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/03/2021 12h29

A empresa canadense Magna, fornecedora de peças automotivas e fabricante terceirizada, revelou que possui interesse em montar veículos para empresas nos Estados Unidos se os contratos alcançados valerem o investimento. A intenção é atrair negócios que não tenham estrutura especializada na indústria automotiva, mas que queiram entrar no mercado, como a Apple.

Swamy Kotagiri, ex-diretor de tecnologia que assumiu o cargo de CEO da Magna em 1º de janeiro, é quem está por trás desta intenção. O empreendimento já faz isso na Europa, em uma fábrica na cidade de Graz, na Áustria. O local é capaz de montar 200 mil veículos por ano. De lá já saíram carros de Chrysler, Jeep, Mercedes, Jaguar, BMW, Toyota e outras fabricantes.

Há também uma fábrica na China, onde a empresa faz no momento um SUV elétrico para Beijing Electric Vehicle Co. O local tem capacidade de montar 180 mil veículos por ano.

"Não queremos ser uma marca, assim poderemos trabalhar com todos", disse Kotagiri.

"Sempre dissemos que se houvesse um caso para aumentar a capacidade na América do Norte, faríamos isso".

Assim, a Magna vem sendo apontada como uma escolha lógica para os planos da Apple de construir seu veículo elétrico. A empresa de tecnologia parece querer terceirizar a produção de seu veículo projetado da mesma forma que também terceiriza a fabricação de seus computadores e dispositivos.

Magna e Apple já discutiram sobre a produção do Apple Car, no entanto isso foi há cinco anos, quando os primeiros planos da empresa foram divulgados. Neste tempo, o tema esfriou, mas nos últimos tempos esquentou novamente, com a Apple falando publicamente que busca uma parceira para a produção. A intenção da gigante de tecnologia é construir um modelo autônomo até 2024.

Kotagiri não divulgou informações específicas, mas disse que a Magna tem a capacidade e o desejo de fazer veículos para a Apple usando seus sistemas de engenharia e montagem de veículos. Entretanto, ele alerta que a empresa só teria interesse em seguir com a construção de uma fábrica com um compromisso de produção em série de longo prazo.

Depois do fim das negociações da Apple com a Hyundai, várias fabricantes se colocaram à disposição da empresa, entretanto nada oficial é conhecido até o momento.