Topo

Há 10 anos, Caetano Veloso estacionou no Leblon. Mas parou o 'carro errado'

Caetano se prepara para atravessar a rua no bairro carioca ao lado de um Kadett branco com aerofólio na famosa foto de 2011 - Fausto Candelaria/AgNews
Caetano se prepara para atravessar a rua no bairro carioca ao lado de um Kadett branco com aerofólio na famosa foto de 2011 Imagem: Fausto Candelaria/AgNews

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/03/2021 04h00

A "notícia" de que Caetano Veloso estacionou seu carro no Leblon já rendeu uma década de memes, completada no último dia 10.

Bem-humorado, o cantor e compositor não deixou a data passar em branco e reproduziu no TikTok parte de uma paródia do "Porta dos Fundos" feita em 2017, na qual o artista explica sua "escolha" pelo bairro carioca: "Por que Ipanema fica cheio demais".

Originalmente publicado pelo portal Terra, o "momento histórico" mostra o artista se preparando para atravessar a rua ao lado de um Chevrolet Kadett branco, que muitos pensam ter sido o veículo estacionado por Veloso. Mas foi este carro mesmo?

@caetano_veloso

10 anos de um "momento histórico", uma década que estacionei o carro no Leblon! @portadosfundos #humor #humorbr

som original - CAETANO VELOSO

Para jogar luz na questão, procuramos o autor de clássicos da MPB como "O Leãozinho" e "Você é Linda". Por meio da sua assessoria, ele respondeu:

"Não era o branco, era um carro preto quatro portas, Fiat". Segundo a resposta enviada por e-mail, Caetano não se recorda de qual modelo da marca italiana ele dirigia naquele dia.

Na versão completa da piada do "Porta" mencionada acima, Caetano Veloso aparece estacionando um Fiat Linea... preto de quatro portas.

Consultando a placa do Kadett, descobrimos que o carro é do modelo 1994. Está registrado no Rio de Janeiro, capital, e foi licenciado pela última vez em 2014.

Além disso, o veículo "famoso" tem duas multas de trânsito, totalizando R$ 212,82. Uma delas, já prescrita, é por estacionar em local proibido, com data de 22 de janeiro de 2015. No caso, a infração aconteceu longe no Leblon, na Zona Sul: foi no bairro de Vila Isabel, no lado oposto da cidade.

Quem curte carros mais antigos deve ter notado que o Kadett branco tinha um aerofólio na tampa traseira. Embora pareça, não é da cultuada versão esportiva GSi e, sim, da configuração GL - mais simples, incrementada com o acessório do modelo mais caro, além de lanternas fumê.

Aproveite e deixe aqui sua opinião: o Chevrolet "tunado" não é de Caetano Veloso, mas combina com ele?