Topo

Carro mais bonito do mundo é Ferrari que não pode rodar nas ruas do Brasil

Ferrari Monza SP1 - Divulgação
Ferrari Monza SP1 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/03/2021 11h22

O site Carwow teve uma ideia interessante. Em vez de se prender a critérios subjetivos para definir o carro mais bonito de todos os tempos, eles decidiram usar a ciência para isso. Assim, a publicação britânica resolveu utilizar a proporção áurea para estabelecer de uma vez por todas qual modelo é o mais belo e harmonioso de todos os tempos.

A proporção áurea (ou razão áurea) é utilizada desde a antiguidade na arte, sobretudo em pinturas renascentistas, por respeitar as proporções ideais e a ordem de crescimento da natureza. Assim, é esteticamente agradável.

Depois de uma análise com 200 veículos de alto desempenho, o considerado mais belo foi a Ferrari Monza SP1 2019. De acordo com o estudo, o modelo futurista da marca italiana foi o que chegou mais perto de alcançar as "proporções perfeitas".

Rara, a Ferrari Monza é uma homenagem moderna aos exemplares de competição dos anos 1950, conhecidos como "barchettas" e que não tinham vidros nem capota. Sua produção limitada é a 499 unidades, incluindo a versão SP1, que tem lugar apenas para o "piloto". O modelo SP2, com dois assentos, tem como dono ilustre o jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic.

O porém é que em muitos países, incluindo Estados Unidos e Brasil, a Ferrari Monza só pode rodar em autódromos ou outras pistas fechadas. Isso porque aqui os automóveis de passeio são obrigados a trazer para-brisa - conforme determina a Resolução 254/2007 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Para o estudo da publicação britânica, 14 pontos foram mapeados na vista frontal de cada carro - incluindo aspectos como os faróis, para-brisa e espelhos retrovisores. As distâncias entre cada ponto foram medidas e os números foram inseridos em um computador. Com a aferição dos resultados, a Ferrari foi o carro que mais seguiu as proporções da razão áurea, com um alinhamento de 61,75%.

Em segundo lugar ficou o Ford GT40 1964 (61,64% de alinhamento), seguido pela Ferrari 330 GTC Speciale 1967 (61,15%), o Lotus Elite 1974 (60,07%) e a Ferrari 250 GTO 1962 (59,95%) no top 5.

Confira o resto da lista aqui.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.