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Corolla Cross x Corolla sedã: o que SUV tem de melhor ou pior que o 'irmão'

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/03/2021 04h00

Irmãos de plataforma, mas não o mesmo carro, Corolla sedã e Corolla Cross tem lá suas diferenças. Não só em termos de dimensões, peso e visual, mas também no que diz respeito a equipamentos.

Para quem ainda não está por dentro, o SUV médio é fabricado em Sorocaba (SP), enquanto o sedã é feito em Indaiatuba (SP). Além disso, as nomenclaturas das versões são distintas. XR, XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid para o SUV, com preços que vão de R$ 139.990 a R$ 179.990.

Mas onde eles se encontram ou se diferenciam? É o que vamos mostrar para vocês usando como base, claro, as versões mais completas Altis Hybrid Premium (sedã) e XRX Hybrid (SUV), que custam, respectivamente, R$ 158.990 e R$ 179.990. Então a primeira diferença entre eles está no preço de R$ 21 mil a favor do sedã.

Falando em dimensões, o sedã tem 470 litros de porta-malas contra 440 litros do SUV. Para os ocupantes do banco traseiro também há mais espaço com o entre-eixos de 2,70 metros contra 2,64 m do utilitário esportivo.

Outra mudança é no sistema de suspensão traseira, mais moderno no sedã, com o conceito independente multibraço contra o eixo de torção no SUV. Nas versões de topo, o sedã tem rodas de 17 polegadas, já o SUV tem rodas de 18".

Em termos de equipamentos, em geral, eles trazem as mesmas coisas, mas a Toyota guardou algumas tecnologias, por enquanto apenas para o SUV da família Corolla. Uma delas é o sistema de alerta sonoro e visual de ponto cego, não disponível ao três volumes.

Outro item tecnológico que estreia no SUV é o alerta de tráfego traseiro cruzado. O sedã não oferece, apesar de ter visibilidade traseira até menor que o utilitário-esportivo. Esse sistema usa radares na traseira para dar um alerta sonoro e antecipar, caso haja carros ou pedestres cruzando próximo ao carro.

Ainda que seja um acessório de concessionária, o Corolla Cross oferece o carregador de smartphone por indução, item não disponível ao Corolla Altis Hybrid Premium. Ambos têm frenagem autônoma de emergência, mas só o SUV tem a função de detecção de pedestres e ciclistas, que não está presente no sedã.