Topo

"Lamborghini das carruagens" é descoberta em escavação arqueológica

Carruagem na Itália - Reprodução
Carruagem na Itália Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/03/2021 13h07

Arqueólogos descobriram na cidade italiana de Pompeia o que consideram a "Lamborghini das carruagens". O local, que foi soterrado pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., tem ruínas até os dias de hoje que são exploradas.

A carruagem romana foi retirada do Parque Arqueológico de Pompeia em um esforço de prevenir possíveis danos que túneis ilegais, feitos para o roubo de artefatos, pudessem fazer ao veículo antigo. Feita de ferro, a carruagem estava próxima a um estábulo.

Após uma escavação parcial, os especialistas determinam que se trata de um pilentum - um tipo de carruagem usada pelas elites romanas para eventos cerimoniais. O veículo era bastante decorado de ambos os lados com acabamentos em bronze e madeira pintada em preto e vermelho.

ita - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A parte traseira da carruagem tem medalhões decorativos de bronze e estanho, cada um retratando casais envolvidos em cenas eróticas.

O parque arqueológico diz que a carruagem é "inteiramente única na Itália, não só pelo seu estado de conservação, mas também porque não é uma carruagem utilizada para o transporte de produtos agrícolas ou atividades da vida diária. "

No momento, a carruagem está em um laboratório do parque arqueológico onde a sujeira está sendo limpa e alguns danos estão sendo consertados. No fim, provavelmente o veículo deverá ficar exibido em um museu local.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.