Topo

Com 100 unidades, Honda lança carro capaz de rodar sozinho em rodovia

Honda Legend - REUTERS/Issei Kato
Honda Legend Imagem: REUTERS/Issei Kato

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/03/2021 15h11

A Honda revelou nesta quinta-feira o sedã Legend durante uma apresentação no Japão. O carro é um marco para a indústria, já que é o primeiro da história da montadora a ser vendido com tecnologia de automação nível 3. Atualmente, existem no mercado apenas modelos com autonomia nível 2 (no qual o veículo acelera, freia e se mantém na mesma faixa).

Entretanto, suas vendas serão limitadíssimas. De acordo com a montadora, o veículo terá apenas 100 unidades feitas. O preço será de 11 milhões de ienes (aproximadamente R$ 568 mil na cotação atual).

Regido pelo sistema "Traffic Jam Pilot", o Legend pode controlar a aceleração, frenagem e direção. Engenheiro-chefe do projeto, Yoichi Sugimoto disse que a nova tecnologia de automação é um grande passo para a eliminação de acidentes induzidos por erros humanos. Com o sistema ativado, o motorista pode assistir a filmes ou usar a navegação na tela para evitar o cansaço e o estresse. O sistema é certificado pelo governo japonês.

No caso de entregar o controle para o motorista novamente, o cinto de segurança vibra indicando o procedimento. Caso o motorista não responda, o modelo fará uma parada de emergência na estrada desacelerando aos poucos.

A Audi chegou a revelar seu sedã A8 com tecnologia de nível 3 em 2017, mas obstáculos regulatórios impediram que ele fosse introduzido. Por enquanto, a Honda não tem planos de aumentar produção ou vendas do Legend.