Topo

Quantos carros foram destruídos em Velozes e Furiosos? Veja ranking

Dodge Charger bate no fim de Velozes e Furiosos - Reprodução
Dodge Charger bate no fim de Velozes e Furiosos Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/02/2021 10h42

Se você é fã ou mesmo alguém que apenas assistiu a alguns filmes da saga Velozes e Furiosos, já sabe que se há algo que os produtores gostam de fazer para gerar apelo é destruir veículos exóticos. Uma das cenas mais famosas de toda a franquia é quando Vin Diesel acerta um caminhão com um Dodge Charger no final do primeiro filme e capota.

Acontece que para cada carro do filme existe um suplente e alguns outros modelos de acrobacias. No caso do Charger citado, eram dois carros de cena e três de acrobacias, de acordo com o ex-produtor da série Craig Lieberman. O Toyota Supra de Paul Walker, que disputava o racha com Vin Diesel, tinha nada menos que oito modelos no set.

Esteticamente iguais, alguns dos carros de acrobacias que serão destruídos podem ser outros modelos - inclusive de ferro-velho - apenas fabricados pelo departamento de arte do filme sobre um chassi tubular. Por isso, fique tranquilo. Nenhum carro de colecionador é destruído em cena. Há também carros de processamento montados em reboques para closes dos atores em baixa velocidade.

Mas, para os carros destruídos ainda há um mercado. Alguns deles ficam assim para serem expostos em museu, e outros - como o Charger batido por Vin Diesel no primeiro filme - são restaurados.

Entretanto, para se ter uma ideia de quantos carros a produção do filme já destruiu, uma contagem feita pela asseguradora britânica Insure the Gap foi divulgada no site Screenrant.

Velozes e Furiosos 1: 78 carros
Velozes e Furiosos 2: 130 carros
Velozes e Furiosos: Tokyo Drift: 249 carros
Velozes e Furiosos 4: 190 carros
Velozes e Furiosos 5: 260 carros
Velozes e Furiosos 6: 350 carros
Velozes e Furiosos 7: 230 carros

A conta aqui totaliza 1.487 veículos destruídos, mas adicionando os carros destruídos no filme Hobbs & Shaw, Velozes e Furiosos 8 (300 carros destruídos, de acordo com CNBC) e o novo Velozes e Furiosos 9, o número pode passar de 2 mil carros. Destes, apenas uma pequena fração foi de carros originais.