Topo

Inovações do Apple Car incluem holograma e realidade virtual contra enjoos

Logo da Apple - Divulgação
Logo da Apple Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

25/02/2021 15h46

As notícias do Apple Car têm ganhado força nos últimos meses. O projeto visa ser um veículo elétrico autônomo, e o objetivo segundo o que se sabe é fazer o veículo se tornar uma realidade já em 2024.

Fato é que uma parceria com a Hyundai, que estava com as negociações em estágio avançado, aparenta que não irá mais ocorrer - algo que pode atrasar o prazo estipulado. Porém, enquanto a gigante de tecnologia segue em busca de uma parceira automotiva, muitos são os mistérios que estão em volta de seu carro.

Rumores dão conta de que será um carro com uma bateria revolucionária que permitiria reduzir custos. O Apple Car poderia ser também feito autônomo para operações comerciais, como o transporte de bens.

Entretanto, apesar de não falar nada sobre seu modelo, a Apple já apresentou várias patentes para os escritórios responsáveis por este tipo de certificação nos EUA. Nestes projetos, algumas funcionalidades idealizadas pela empresa podem ser vistas.

apple - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Publicada em fevereiro de 2019, uma patente descreve um sistema que projeta imagens holográficas no para-brisas e em outras janelas do carro. Estas imagens podem ser informações do veículo, como velocidade ou outras funcionalidades.

Uma outra patente de junho de 2017 detalha formas de integrar interfaces, como telas, no interior do carro, podendo ser "escondidas" quando não estão em uso. Em novembro de 2020, a marca apresentou um sistema de realidade virtual que dá ao utilizador a sensação de estabilidade enquanto viaja, evitando que a pessoa possa vir a enjoar no veículo.

apple2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outra patente já publicada é sistema de escurecimento de janelas, que visa dar mais privacidade aos passageiros e controlar a temperatura interna.

Entretanto, por ora estes são os únicos dados do modelo, que cada vez mais vem povoando o imaginário de todos pelo quão futurista se propõe a ser.