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VW Taos x Toyota Corolla Cross: comparamos os dois SUVs antes do lançamento

Redação

do UOL, em São Paulo

23/02/2021 04h00

Principais lançamentos do primeiro semestre de 2021, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos já começam a dar as caras pelas ruas e também serem divulgados pelas marcas nas redes.

O SUV médio da Toyota será fabricado em Sorocaba (SP) e chega em março às lojas. Já o rival da VW será produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, e exportado para o Brasil.

Mas, com base nos dados e números já divulgados dos dois produtos, além de apurações da equipe de UOL Carros, é possível fazer um primeiro comparativo entre eles e te ajudar a sanar algumas dúvidas.

Dimensões

O Toyota Corolla Cross tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,64 m e o porta-malas, como o UOL Carros antecipou, será de 440 litros porque ele virá com estepe - item que a versão tailandesa não tem. O tanque de combustível deve manter o mesmo tamanho do modelo sedã Hybrid: 43 litros.

No caso do Volkswagen Taos, as medidas são de 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos de 2,68 m e o porta-malas de 498 litros superam o do Corolla. Esse entre-eixos do Taos é o mesmo encontrado na plataforma MQB do Jetta. Para o SUV da VW, o tanque é de 51 litros.

Motores

O Toyota Corolla Cross atenderá a um público maior nesse quesito. Oferecerá o 2.0 flexível de até 177 cv e 21,4 mkgf para as versões de entrada. As mais caras virão com o conjunto híbrido, que combina o motor 1.8 flexível de até 101 cv e 14,5 mkgf a um elétrico de 72 cv e 16,6 mkgf. A combinação rende 122 cv. O câmbio, no caso, é o automático do tipo CVT e o transeixo (híbrido) que trabalha como um CVT. A tração é dianteira.

O Taos, por enquanto, aposta no "campeão de audiência da VW. Ele trabalhará com o já conhecido motor quatro-cilindros 1.4 turbo que rende 150 cv e 25,5 mkgf - seja com gasolina ou etanol. Nesse caso, o câmbio é um automático convencional de seis marchas e a tração é dianteira.

Versões

A Toyota apostará em quatro versões para o Corolla Cross: XR, XRE, XRV e XRX. As duas primeiras contarão com o 2.0 e as demais com conjunto híbrido. As rodas são de 17 e 18 polegadas para as variantes disponíveis.

Além disso, haverá uma versão especial de lançamento com alguns itens que serão vendidos como acessórios após o lançamento, como o carregador de celular por indução e uma cor exclusiva.

A Volkswagen já trabalha com uma gama mais enxuta. Serão duas opções apenas, como ocorre com o Nivus: Comfortline e Highline. Nesse caso, as rodas são sempre de 18" polegadas, mas com acabamento diferente.

Tal qual o rival da marca japonesa e o irmão menor Nivus, o Taos contará com uma série especial de lançamento, batizada de Launching Edition. Nela, as rodas têm acabamento diferenciado, uma pintura exclusiva com combinação biton com teto e capa dos espelhos retrovisores na cor preta.

Equipamentos

Os dois modelos terão uma infinidade de equipamentos disponíveis, cada qual com suas particularidades. A Toyota oferecerá o pacote de segurança ativa e passiva, mas por enquanto, só nas versões híbridas. Isso significa controle de velocidade adaptativo com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, farol alto automático, alerta de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado e assistente de manutenção em faixa.

Para o Taos, há frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, controle de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop 'n Go, farol alto automático com a tecnologia IQ Light, painel de instrumentos virtual, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego e iluminação personalizável em dez cores.

A central multimídia é a VW Play, que tem HD interno e permite usar aplicativos diretamente instalado nela e todas as entradas USB são do tipo C, que carrega mais rápido e transmite dados com maior rapidez.