Topo

Agora importado, Mercedes-Benz GLA 200 chega por R$ 325.900

Redação

Do UOL, em São Paulo

23/02/2021 16h27

A Mercedes-Benz iniciou as vendas da nova geração do SUV compacto GLA. Ele chega na versão 200 AMG Line, que traz acabamento mais esportivo, agora importado da Hungria, por R$ 325.900. O modelo substituiu a antiga geração que chegou a ser fabricada no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP), que fechou em 2020.

Seu motor é o novo quatro cilindros, de 1,3 litros, turbo. Ele rende 163 cv a 5.500 rpm de potência e 25,4 kgfm entre 1.620 e 4.000 rpm de torque. Segundo a Mercedes-Benz, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e é capaz de atingir até 210 km/h. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

O novo GLA tem mais espaço que a primeira geração. São 4,41 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. São 3 centímetros a mais de entre-eixos e de largura, o que segundo a Mercedes-Benz melhora o espaço interno.

O pacote visual AMG Line é constituído da grade com pontos cromados, para-choques com desenho exclusivo, rodas da grife esportiva AMG de 20 polegadas e acabamento cromado nas maçanetas e na borda das janelas. Por dentro, o kit adiciona volante esportivo com base achatada, pedais cromados, acabamento com detalhes de fibra de carbono e bancos com revestimento de couro e alcantara na área central.

Em termos de equipamento, o GLA 200 AMG Line traz painel de instrumentos virtual com tela de 10,25 polegadas, mesma medida da central multimídia. As duas telas trabalham em parceria com sistema de comandos por voz MBUX, que atende comandos até para fechar a cobertura do teto solar.

A lista de itens de série incluem chave presencial para acesso e partida por botão, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphone por indução no console central.

Um novo sistema, batizado de Urban Guard, avisa o dono caso o carro sofra tentativa de furto, colisão ou seja guinchado. Por meio de uma mensagem no painel, o dono é alertado do que ocorreu com o veículo quando for dar a partida novamente. Em termos de segurança ativa e passiva, o novo SUV compacto traz alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e ACC adaptativo.

O pacote inclui ainda o alerta de tráfego traseiro cruzado, assistente de manutenção em faixa de rodagem com correção no volante. O sistema da Mercedes-Benz funciona a até os 210 km/h, velocidade na qual o carro é limitado eletronicamente.

Para alterar a resposta do motor 1.3 turbo, que será usado no Renault Duster também, há quatro modos de condução: eco, comfort, sport e individual. Eles alteram a resposta do motor, câmbio, direção e o controle de estabilidade. No caso do individual é possível escolher cada um desses ajustes separadamente.