Topo

Hyundai nega conversas com Apple sobre produção de carro autônomo

Apple iCar - Reprodução
Apple iCar Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/02/2021 14h18

Hyundai e Apple interromperam suas negociações sobre um possível desenvolvimento conjunto de tecnologia autônoma para veículos. A informação foi dada oficialmente pela empresa sul-coreana.

"Não estamos conversando com a Apple sobre o desenvolvimento de veículos autônomos", declarou a marca.

"Estamos recebendo pedidos de cooperação no desenvolvimento conjunto de veículos elétricos autônomos de várias empresas, mas essas negociações estão em um estágio inicial e nada foi decidido."

Com este anúncio, as ações da Hyundai caíram em 6%, fazendo o valor da empresa diminuir em US$ 2,8 bilhões. Isso vem seguido de um aumento de US$ 7,9 bilhões após rumores de que Hyundai e Apple estavam em vias de assinar um acordo de colaboração.

De maneira estranha, a própria Hyundai retificou sua própria declaração pouco depois, omitindo a Apple: "temos recebido pedidos de cooperação potencial de várias empresas em relação ao desenvolvimento de veículos elétricos autônomos. Nenhuma decisão foi tomada, pois as discussões estão em um estágio inicial."

A Apple não comentou as declarações e nem divulgou nenhuma informação oficial sobre seu carro autônomo. Sabe-se que dificilmente a gigante de tecnologia poderá desenvolver e produzir um carro sozinha sem um parceiro da área. Outra possibilidade é a Apple desenvolver apenas tecnologia autônoma e vender para marcas interessadas.