Topo

Vídeo flagra carro em movimento com homem embaixo do capô em Minas Gerais

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

04/02/2021 18h02

Um veículo foi filmado seguindo por uma via com um homem pendurado pelo lado de dentro do capô. O flagrante aconteceu ontem na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte, e foi registrado por uma equipe da Polícia Militar.

O veículo estava sendo guiado por uma mulher. No vídeo, é possível ver que apenas as pernas do homem estão para fora do capô. A viatura da PM percebeu e mandou o veículo encostar.

"É cada uma que vale duas. Essa eu tenho que filmar para guardar para os meus netos", disse um dos policiais, no vídeo.

O registro parece estar editado, uma vez que não contém todo desenrolar da abordagem e nem a explicação da condutora do veículo e do homem embaixo do capô.

No fim da gravação, é possível ouvir o policial se identificando como integrante da 18ª Companhia da PM e desejando boa viagem ao casal. "Falou, gente. Vai com Deus. Vai na fé. Vai e não peques mais", disse o policial militar.

Após abordagem, a condutora acena com a mão para a viatura, o homem se pendura novamente do lado de dentro do capô e ambos seguem viagem normalmente. As identidades do casal não foram divulgadas.

Para o agente de trânsito Anderson Coelho, o que é mostrado no vídeo caracteriza infração gravíssima. "São sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carro recolhido e multa no valor de R$ 293,47", explicou.

Segundo o agente, a infração é comparada a transportar pessoas na caçamba de um caminhão, por exemplo.

Questionado sobre a dupla ter sido liberada e não autuada, Anderson Coelho disse que o PM poderia ter acionado a fiscalização. "Não sei se em Belo Horizonte o PM tem competência de autuador de trânsito também. Mas, se não tiver, o protocolo seria reter o veículo e acionar o órgão de trânsito da cidade", ressaltou.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar de Minas Gerais disse que vai apurar o fato.

Confira a íntegra da nota da PM:

"Quanto ao fato consultado, a Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do Comando de Policiamento da Capital, esclarece que será instaurado procedimento administrativo para apurar às circunstâncias e eventuais responsabilidades referentes ao vídeo veiculado.