Topo

Como nova lei ressuscitará DeLorean do filme 'De Volta para o Futuro'

DeLorean -
DeLorean

Do UOL

Em São Paulo (SP)

30/01/2021 04h00

Empresas produtoras de réplicas automotivas nos Estados Unidos terão da Administração Nacional de Segurança Rodoviária norte-americana (NHTSA) o que há muito tempo pedem: autorização para a venda de réplicas prontas para uso e kits temáticos para carros produzidos há pelo menos 25 anos.

De acordo com o regulamento federal dos EUA, veículos motorizados precisam atender a padrões de segurança, o que significa passar em testes de colisão. Algo que marcas grandes conseguem atender, mas que uma empresa como a DeLorean não conseguiria. Há alguns anos ficou determinado que estes fabricantes poderão solicitar uma isenção ao governo.

A Saleen fez isso com o S7, que não possui airbags. Ainda assim, as marcas ainda queriam uma maneira mais fácil de produzir carros de baixo volume, para a venda de kits e réplicas.

A nova lei permite que carros-kit e réplicas sejam produzidos, desde que se assemelhem a um veículo com pelo menos 25 anos. Os fabricantes estão limitados a 5 mil veículos por ano para serem classificados como de baixo volume. As réplicas também devem atender aos padrões de emissões atuais.

Esta é uma ótima notícia para a DeLorean, já que a empresa planeja construir versões modernizadas do DMC-12, mas também pode abrir a porta para outras réplicas interessantes. A lei deverá ser publicada em breve no registro federal norte-americano para começar a valer.