Topo

SSC Tuatara chega a 454,8 km/h e se torna o carro de produção mais veloz

SSC Tuatara - Divulgação
SSC Tuatara Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

27/01/2021 14h29

Alvo de desconfiança após ter seu recorde mundial de velocidade para um carro de produção revogado no último ano, a fabricante SSC levou novamente seu hipercarro Tuatara para uma tentativa de bater a marca.

Desta vez, ela ocorreu em uma pista de aeroporto no Kennedy Space Center (Flórida, EUA) e foi feita pelo comprador da primeira unidade do modelo, Larry Caplin. Na primeira tentativa, o piloto Oliver Webb havia sido o responsável.

Inclusive, o carro comprado por Caplin foi o veículo utilizado na tentativa de recorde, que ocorreu no último dia 17 de janeiro. De acordo com a marca, o modelo de 1.750 cv de potência alcançou agora uma média de 454,8 km/h em duas tentativas, a primeira em 450,1 km/h e a segunda em 460,4 km/h.

A pista na qual o modelo andou possui 3,7 km de extensão. Dela, foram utilizados apenas 1,9 km acelerando, com o resto servindo de área de frenagem.

Fundador da SSC, Jerod Shelby disse que o recorde foi aferido de forma diferente desta vez: "Fizemos uma abordagem diferente ao acelerar o carro para velocidades mais altas. Larry Caplin, dono do carro, usou um estilo de aceleração de 'drag race' durante as tentativas, com toda potência disponível por 40 a 50 segundos. Em outubro, usamos cerca de 20 a 25 segundos de aceleração total".

O Koenigsegg Agera RS, que atingiu uma velocidade máxima média de 447,2 km/h, era o modelo de produção mais veloz até então. O protótipo do Bugatti Chiron Super Sport 300+ chegou a ir mais rápido, com 490,4km/h, mas como essa velocidade foi alcançada apenas em uma direção, não contou como recorde.

Entretanto, o resultado ainda será analisado. Depois de afirmar que chegou a 508 km/h em outubro com o Tuatara, a SSC acabou admitindo erros em sua medição de velocidade após ter o recorde colocado em dúvida por uma análise feita pelos youtubers Robert Mitchell, Misha Charoudin e Shmee150.

Todos foram inclusive convidados para ir local testemunhar a tentativa. Mitchell é o único que aparece no vídeo divulgado do momento. Ele garante que o recorde é real.