Topo

Hyundai cria robô com inteligência artificial avançada para servir humanos

Hyundai DAL-e - Divulgação
Hyundai DAL-e Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/01/2021 10h37

A Hyundai anunciou o lançamento de um robô humanoide para atender clientes em estabelecimentos. O modelo é feito para se comunicar com pessoas usando funções de mobilidade, inteligência artificial e recursos de reconhecimento facial. Ele foi batizado de "DAL-e", sigla para "Drive you, Assist you, Link with you-experience" - "te dirigir, te auxiliar, te conectar com sua experiência", em português.

O robô foi feito pensando em um mundo pós-Covid, para exigir menos contato físico nas tarefas diárias. Ele pesa 160 kg e tem 1,16 metro de altura, sendo mais leve e compacto que outros modelos semelhantes no mercado.

hun - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em termos de capacidade de comunicação, a DAL-e é capaz de conversar com os clientes, fornecendo informações úteis sobre produtos e serviços, ao mesmo tempo que responde tanto à tela de toque quanto a comandos verbais. Com reconhecimento facial, ele pode identificar que alguém está sem máscara e sugerir que coloque.

Com quatro rodas, o robô pode se deslocar livremente. Além disso, ele também pode entreter os clientes, posando para fotos fazendo sinais.

A Hyundai informa que ainda planeja atualizar o DAL-e para aprimorar suas capacidades ao longo do tempo.