Topo

Hyundai estuda passar projeto de carro com Apple para Kia, diz site

Apple iCar - Reprodução
Apple iCar Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

20/01/2021 13h57

Ainda sem decidir se irá formar parceria com a Apple em seu carro elétrico semiautônomo, a Hyundai pode passar o projeto para sua marca irmã, a Kia. A informação vem da publicação sul-coreana eDaily.

De acordo com a matéria, "o Hyundai Motor Group recebeu uma proposta da Apple para cooperação relacionada a veículos elétricos e providenciou internamente que a Kia Motors fosse a responsável por este projeto".

"Se a Kia decidir fazer isso, a base de produção de automóveis da Apple ficará na fábrica da Kia na Geórgia, nos EUA."

Motivos de marketing fazem a Hyundai querer passar o acordo para a Kia. Executivos da montadora acreditam que a Apple poderá ofuscar a contribuição da Hyundai no projeto.

Há também o receio de que a Apple assuma a liderança em sua empreitada para criar automóveis com o tempo, com a Hyundai se tornando apenas uma fabricante da marca de tecnologia. Assim, a montadora sul-coreana parece mais predisposta a arriscar a visibilidade da Kia.

O ano de 2021 trouxe várias notícias a respeito da tentativa da Apple de criar seu próprio automóvel. Primeiro a marca declarou que espera produzir o modelo até 2026. Um dia depois, a Hyundai admitiu que estava em negociações com a Apple para construir seu modelo.

A declaração não caiu bem com a Apple, e acabou sendo corrigida duas vezes: da primeira, a Hyundai disse que a Apple estava em negociações com outras montadoras também. Da segunda vez, a Hyundai retificou dizendo que estava "recebendo pedidos de cooperação potencial de várias empresas".