Topo

Sony testa seu carro-conceito elétrico em vias públicas; assista

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/01/2021 12h12

Depois de exibir o protótipo Vision-S no último ano como um carro-conceito apenas, a Sony revelou na CES 2021 que iniciou uma bateria de testes de rua com o sedã 100% elétrico em dezembro. Estes ensaios são exibidos em vídeos que a marca japonesa publicou nesta semana. Eles mostram o modelo em uma pista particular e também trafegando por vias públicas na Áustria.

Os detalhes revelam que a montadora acabou por desenvolver mais o modelo do que o esperado no início. A Sony divulgou que o modelo tem 40 sensores espalhados pelo carro, que fornecem a ele uma percepção de 360°. A interação com o motorista ocorre por uma central de entretenimento com interface única.

Recursos como controle de gestos, assistente de voz, sistemas de entretenimento para passageiros, atualizações pelo ar e câmera de monitoramento de ocupantes estão em desenvolvimento de acordo com a Sony. Esta câmera poderia entender se um dos ocupantes está dormindo e adaptar a temperatura daquela região do carro de modo a fazer a pessoa ficar mais confortável.

Não se sabe se um dia a marca irá entrar de fato no mercado automotivo com a construção de carros. O mais provável é que a Sony esteja usando o Vision-S como campo de testes e vitrine para suas tecnologias automotivas. A marca garantiu que os testes continuam.