Topo

Força Aérea dos EUA promete programa de testes com carro voador em 2021

Projeto de táxi voador da Joby Aviation - Reprodução/Joby Avation site
Projeto de táxi voador da Joby Aviation Imagem: Reprodução/Joby Avation site

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/01/2021 15h43

O carro voador desenvolvido pela Força Aérea dos Estados Unidos deverá passar por diversos testes neste ano. Chamado de S4, ele foi fabricado pela empresa Joby Aviation e já passou na avaliação da Autoridade de Aeronavegabilidade Técnica (TAA) - etapa inicial que permite que a aeronave incomum "voe sob contrato da Força Aérea no início de 2021", de acordo com um comunicado.

O mesmo informativo diz que os voos darão aos analistas mais informações para "avaliar a utilidade da aeronave em missões de logística, evacuação médica, combate a incêndios, resposta a desastres, busca e resgate e operações de ajuda humanitária".

A Força Aérea espera que os testes possam oferecer dados importantes, para que as aeronaves possam ser comercializadas. A NASA é uma das empresas que está interessada na tecnologia elétrica de pouso vertical para espaçonaves.

O Dr. Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea dos EUA para aquisição, tecnologia e logística, disse que a parceria entre a indústria comercial e o governo para a produção de carros voadores abrirá espaço para que o mercado doméstico também se beneficie.

"Levantamos a mão e dissemos: 'queremos acelerar este mercado para que seja de dupla utilização, os militares querem comprar exatamente o mesmo veículo que estará disponível no mercado interno'", falou.

Os primeiros testes ocorrerão no estado de Ohio, na Base Aérea Wright-Patterson - sede do laboratório de pesquisa. A Força Aérea espera começar a colocar a aeronave em campo já em 2023.