Topo

Carro autônomo da Apple deve ser lançado em prazo de 5 a 7 anos

Apple iCar - Reprodução
Apple iCar Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/01/2021 10h47

O prometido carro da Apple ainda está bastante longe de se tornar realidade e chegar ao mercado. De acordo com a agência Bloomberg, pessoas com conhecimento do projeto creem que o modelo só poderá ser lançado em um prazo de cinco a sete anos.

Ainda de acordo com a reportagem, o novo atraso no projeto acabou ocorrendo devido à pandemia do coronavírus, que fez a maior parte da equipe da empresa trabalhar em casa e por períodos limitados no escritório. O carro elétrico da Apple foi inicialmente idealizado em 2014, e em 2016 o foco do modelo mudou para um sistema de direção autônomo.

Nos últimos tempos, a Apple fez contratações para o projeto. A onda se iniciou em 2019, quando a marca chamou o ex-vice-presidente de engenharia da Tesla, Steve MacManus. No momento, ele lidera um grupo de desenvolvimento de funcionários focados no desenvolvimento de interiores, tecidos, testes e fabricação de veículos. MacManus se reporta diretamente a Doug Field - ex-engenheiro de veículos da Tesla, que lidera o projeto de automotivo da Apple.

Além destas, outras contratações importantes também foram feitas. O gerente sênior do projeto do carro é o ex-engenheiro de veículos da BMW e ex-funcionário de Tesla e Waymo, Jonathan Sive. Também envolvido no projeto está o ex-vice-presidente da Tesla, Stuart Bowers, que comandou a equipe de tecnologia autônoma da montadora até meados de 2019.

Agora, a Apple procura um engenheiro líder para integrar "drivers de áudio, sintonizadores, alto-falantes, microfones, barramentos com fio, fontes de alimentação, comunicação sem fio e antenas" em sistemas autônomos.