Topo

Fabricante de iPhone se une a startup para produzir SUV elétrico

Byton M-Byte - Newspress
Byton M-Byte Imagem: Newspress

Do UOL

Em São Paulo (SP)

06/01/2021 14h10

A startup chinesa Byton anunciou uma parceria com a Foxconn, responsável pela produção e manufatura de componentes eletrônicos para a Apple. O novo projeto visa finalizar o primeiro veículo elétrico de produção da Byton, o M-Byte.

A Byton revelou seu SUV elétrico em 2018, na feira CES. Na ocasião, o modelo roubou a cena por ter muita tecnologia e uma tela de 48 polegadas em seu interior. O carro também foi exibido no Salão de Frankfurt. Na época, a marca prometia entregar os primeiros SUVs M-Byte a clientes chineses em 2020. Agora, a startup diz que planeja lançar os SUVs na China em 2022.

A Byton disse que a Foxconn usará sua experiência construindo iPhones na fabricação de outros "recursos industriais" para dar vida ao SUV. Anteriormente, a Foxconn já havia revelado planos de ter sua própria plataforma de carros elétricos, algo que pode levar no futuro a algo mais que uma parceria cliente-fornecedor entre as duas companhias.

O M-Byte deverá ter duas opções de trem de força: uma com tração traseira, bateria de 72 kWh e um alcance de 360 km e outra com tração nas quatro rodas, bateria de 95 kWh e autonomia de 434 km.

O preço-alvo da fabricante para o modelo base do M-Byte é US$ 45 mil (cerca de R$ 240 mil na cotação atual). A empresa também pretende vender seus veículos na Europa e nos Estados Unidos, começará pela China.