Topo

Como Honda planeja acabar com risco de coronavírus em seus carros

Kurumask da Honda - Divulgação
Kurumask da Honda Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/01/2021 15h48

A Honda anunciou a criação da Kurumask - uma espécie de máscara para os filtros de ar de seus carros. De acordo com a montadora, ela filtrará 99,8% dos vírus transportados pelo ar em 15 minutos.

Não há um método estabelecido para determinar sua eficácia contra a covid-19, mas a máscara pode ser utilizada como um mecanismo de prevenção.

A Kurumask age como uma máscara facial, podendo simplesmente ser encaixada no filtro da cabine e, de acordo com a Honda, é eficaz por cerca de um ano. Ela funciona com pontas microscópicas em sua superfície para capturar e danificar os vírus que chegam a ela. A criação foi inspirada em pesquisas acadêmicas que descobriram que libélulas usam espinhos semelhantes para manter suas asas limpas.

"Queremos que os motoristas se sintam seguros e confortáveis, mesmo quando mantêm as janelas do carro fechadas no frio", disse Takaharu Echigo, responsável pelo desenvolvimento do filtro.

A Honda ainda disse que está fazendo parceria com uma equipe de engenheiros que está desenvolvendo um carro para transportar pacientes COVID-19. A ideia é proporcionar um ambiente mais seguro para os motoristas.