Topo

Rodízio em SP: como funcionará a restrição de veículos no fim de ano

Paulo Guereta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Imagem: Paulo Guereta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

21/12/2020 15h05

Diferentemente de anos anteriores, a Prefeitura de São Paulo resolveu manter o rodízio de veículos no Centro Expandido nos dias úteis das semanas do Natal e do Ano Novo de 2020, além de todo o mês de janeiro de 2021. A medida foi recomendada por autoridades municipais de saúde, que tentam conter o avanço da covid-19 na capital.

O rodízio de placas para caminhões, além de restrições como a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição ao Fretamento), também está mantido na cidade de São Paulo pelo período.

Nas segundas, veículos com placas finais 1 e 2 não podem circular na região; nas terças, veículos com placas finais 3 e 4; nas quartas, placas finais 5 e 6; nas quintas, placas finais 7 e 8; e, por fim, nas sextas, veículos com placas finais 9 e 0 não podem circular no Centro Expandido. Os horários também foram mantidos: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O rodízio não é valido no feriado de Natal (25 de dezembro), de Ano Novo (1º de janeiro) e nem nos fins de semana. Vale reforçar, porém, que haverá rodízio nos dias 24 e 31.

Durante a vigência do rodízio, veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo nas vias que delimitam o anel viário, sendo elas:

  • Marginais Tietê e Pinheiros;
  • Avenidas dos Bandeirantes e Afonso D'Esccragnole Taunay, na zona sul de São Paulo;
  • Complexo Viário Maria Maluf, também na zona sul;
  • Avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, na região do Ipiranga e do Sacomã, na zona sudeste;
  • Viaduto Grande São Paulo, na divisa dos distritos da Vila Prudente com o Ipiranga;
  • Avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, na zona leste.

Transitar em locais e horários não permitidos, reforça a prefeitura, pode render multa no valor de R$ 130,16 para o motorista, além de acréscimo de quatro pontos na carteira.