Topo

Startup da Amazon revela conceito de miniônibus autônomo para cidades

Veículo autônomo da Zoox - Divulgação
Veículo autônomo da Zoox Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

16/12/2020 10h51

A Zoox, empresa de propriedade da Amazon, revelou seu conceito de táxi autônomo para transporte em grandes cidades. Definido pela marca como "veículo totalmente funcional, elétrico e autônomo... projetado para ambientes urbanos densos", ele tem aparência de caixa e possui comprimento de 3,6 metros e altura de 1,9 metro.

O pequeno ônibus possui portas deslizantes, rodas de liga leve de quatro raios e um design simétrico. Há também um sistema de iluminação de alta tecnologia que "informa aos outros usuários da estrada o que o Zoox fará a seguir".

zoox - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O interior tem dois bancos semelhantes a sofás que podem comportar ao todo quatro pessoas. Já que o veículo é autônomo, não há volante e pedais. Os ocupantes também possuem carregadores de smartphone sem fio e sistemas de entretenimento com touchscreen que fornecem controles de áudio e informações sobre o destino.

Do lado técnico, a Zoox disse que o modelo tem bateria de 133 kWh que o permite andar por até 16 horas continuamente podendo chegar a até 121 km/h. Há também direção nas quatro rodas.

O ônibus é equipado com sensores capazes de ver em 270° em seus quatro cantos eliminando os pontos cegos típicos e permitindo o veículo rastrear consistentemente objetos próximos e atrás dele, incluindo pedestres, ciclistas e outros carros na rua. Por dentro, o modelo promete contar com airbags projetados para veículos bidirecionais.

A empresa não falou quando acredita que o modelo poderá ir para as ruas.