Topo

Em projeto experimental, PM de SP terá talão de multas eletrônico em app

App do Detran SP em parceria com a PM - Divulgação
App do Detran SP em parceria com a PM Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/12/2020 11h38

A Polícia Militar irá contar com uma novidade que promete agilizar bastante seu trabalho no trânsito. Em parceria com o Detran SP, foi idealizado um talonário eletrônico que irá economizar e aumentar a praticidade no processo de autuação no trânsito.

O projeto piloto da medida está sendo implantado no Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) na capital, e deve ser ampliado para todo o estado gradativamente.

No momento, o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT) leva em média 15 dias. Com o novo sistema, no final do dia a multa já poderá estar disponível na base de dados nacional e, em aproximadamente três dias, com o proprietário do veículo autuado. O projeto também vai economizar na compra de talonários impressos.

A nova tecnologia ainda vai evitar erros de preenchimento, falta ou repetição de informações no talonário, uma vez que o sistema é informatizado e memoriza dados do veículo e condutor, que já foram anotados anteriormente por um policial militar.

Neste projeto piloto, smartphones embarcados com a nova tecnologia já estão disponíveis aos policiais militares do CPTran, que passaram por uma capacitação técnica para utilização correta do sistema.

"Certamente, o principal benefício que a tecnologia do talão eletrônico vai oferecer é a agilidade", disse o Diretor-Presidente do Detran SP, Ernesto Mascellani Neto.

"Hoje em dia, para aplicação de uma autuação de trânsito, o policial militar leva de 5 a 10 minutos para identificar e preencher o AIT, enquanto que, com o novo sistema, estimamos que o mesmo procedimento seja realizado 10 vezes mais rápido, o que vai possibilitar que o policial seja liberado para exercer outras atividades de fiscalização ou de policiamento preventivo."