Topo

Toyota quer 'rejuvenescer' com esportivos e não descarta GT86 no Brasil

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Divisão de automobilismo da Toyota estreou no Brasil em 2019
  • Gazoo Racing entrou na Stock Car neste ano e já teve bons resultados
  • Mais dois modelos terão 'grife' GR-S; marca não descarta nem GT86 no país

A Toyota é uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, mas não é notadamente reconhecida pela esportividade de seus veículos. Mesmo assim, alguns modelos entraram para o seleto grupo de grandes esportivos, como o Supra.

Foi pensando nisso que nasceu a Toyota Gazoo Racing. Criada em 2015, a divisão engloba as atividades no automobilismo da empresa, que está presente em categorias como o Campeonato Mundial de Rali e o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), onde venceu as três últimas edições das 24 Horas de Le Mans.

Estreia com Hilux e entrada na Stock Car

Corolla GR-S - Bruno Terena/Stock Car - Bruno Terena/Stock Car
Matías Rossi é piloto oficial da Toyota Gazoo Racing na Stock Car
Imagem: Bruno Terena/Stock Car

No Brasil, a Gazoo Racing desembarcou de forma tímida no começo de 2019 com a Hilux GR-S. Além do visual extravagante (com detalhes nas cores preta e vermelha), a picape trouxe um novo ajuste na suspensão, que deixou a dirigibilidade sensivelmente melhor.

No fim do ano passado, a divisão de competições anunciou a entrada no automobilismo nacional.

A Gazoo Racing ingressou na Stock Car neste ano com o Corolla e o investimento logo rendeu bons resultados.

Até o fechamento desta reportagem (realizado às vésperas da etapa final da temporada 2020), dos oito pilotos que competem com Corolla, cinco deles tinham chances de levar o título. Entre eles estavam Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet, todos com passagens pela Fórmula 1.

Além disso, a presença da Toyota Gazoo Racing na categoria permitiu um intercâmbio entre as categorias.

Enquanto o argentino Matías Rossi disputa a temporada de Stock Car no Brasil, Rubens Barrichello participa de provas da Super TC2000 e da Top Race, ambas realizadas na Argentina.

Nova fase com Corolla

Corolla GR-S - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Fabricante aposta em sucesso de versão esportiva do sedã
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O lançamento do Corolla GR-S é uma espécie de "segunda fase" da Gazoo Racing fora das pistas. A nova versão vem com mudanças na suspensão, resultado de um desenvolvimento conjunto entre as filiais de Brasil e Argentina. A motorização, porém, é a mesma 2.0 flex que rende até 177 cv com etanol.

"O Corolla GR-S será importante para rejuvenescer nossa marca", afirmou Henry Soares, gerente regional da Toyota Gazoo Racing.

De fato, a fabricante aposta alto no sucesso da novidade. Henry estima vender até 180 unidades da versão GR-S por mês. Os preços serão divulgados apenas no primeiro trimestre do ano que vem, quando o modelo chega às lojas.

Até o GT86?

GT86 - Divulgação - Divulgação
GT86 ganhará nova geração em breve - e não está descartado para cá
Imagem: Divulgação

Juntamente com a estreia do sedã, a marca pretende criar espaços temáticos em sua rede de concessionárias. O conceito foi batizado de "Gazoo Garage" e contará com ambientação especial para vender os modelos esportivos da empresa.

Sim, modelos - no plural mesmo. Além de Corolla e Hilux, dois produtos regionais ganharão a insígnia GR. Um deles deve ser o Yaris, cuja reestilização visual deve estrear no começo do ano que vem. O quarto veículo ainda é um mistério, mas quem apostar no Corolla Cross pode acertar.

Em meio às especulações, a fabricante não descartou nem trazer os esportivos vendidos em outros mercados.

"Tem muito concessionário que nos pede para trazer o 86", admite Henry, que não descartou (e nem confirmou) a possível importação do modelo, cuja nova geração deve ser apresentada em breve.