Topo

Roubo estilo 'Velozes e Furiosos' abre caminhão em movimento para pegar PS5

Criminosos ficam no capô de carro em movimento para abrir o baú; cenas gravadas na Romênia em 2012 - Reprodução/YouTube/On Demand News
Criminosos ficam no capô de carro em movimento para abrir o baú; cenas gravadas na Romênia em 2012 Imagem: Reprodução/YouTube/On Demand News

Colaboração para Carros, em São Paulo

08/12/2020 10h09

A polícia do Reino Unido está preocupada com gangues que praticam uma técnica à la filmes da franquia de "Velozes e Furiosos", para roubar caminhões em movimento. Nas ações, um ladrão fica em pé no capô de um carro atrás do caminhão, e usa um pé de cabra para abrir o baú e roubar as mercadorias. Ao todo, 27 crimes já foram relatados neste ano utilizando a técnica.

Com mais produtos de valor sendo transportados no Natal, há o receio de que a prática aumente neste mês. O principal alvo dos ladrões, segundo o jornal The Times, é o recém-lançado videogame Playstation 5; mas televisões, celulares, cigarros e cosméticos também ficam na mira dos criminosos.

Um plano minucioso de ataque é feito pelos bandidos, antes da ação contra as transportadoras. Um carro retarda o caminhão se posicionando na frente dele, outro fica ao lado para evitar ultrapassagens e um terceiro se aproxima pela traseira para efetuar o roubo.

Em uma cena típica de filmes de ação, um dos ladrões sai pelo teto solar do carro que persegue o veículo que transporta os produtos de interesse, desliza até o capô do veículo e usa um pé de cabra para abrir o baú do caminhão.

Câmeras de segurança de uma rodovia na Romênia gravaram, em 2012, um roubo similar aos que vem aumentando no Reino Unido; veja como os ladrões executam o crime na ocasião.

Na maior parte dos crimes relatados, as gangues, mesmo que armadas, apenas jogaram as mercadorias para fora dos caminhões, para recolhê-las logo em seguida. Mas, ocorrências de agressões aos caminhoneiros também foram registradas. Na mais grave delas, a vítima foi sequestrada e sofreu danos graves em um globo ocular.

Estima-se que as gangues já causaram um prejuízo de 66 milhões de libras (cerca de R$ 448 milhões) às empresas. Por conta da precisão em acertar os caminhões com cargas caras, a polícia não descarta que informantes de dentro das transportadoras sejam membros do esquema criminoso.

No mês passado um caminhão da Apple, carregando 5 milhões de libras (R$ 34 milhões) em produtos, foi alvo dos meliantes. Os criminosos conseguiram fugir com os produtos, e o motorista foi encontrado amarrado ao lado do segurança da carga.

Um criminoso de carreira, entrevistado pelo Times, explicou que o aumento de crimes focados em mercadorias em trânsito é natural, visto que a segurança é um ponto fraco na cadeia de abastecimento.

Apesar de os caminhões serem o principal alvo das gangues, vans de transporte também estão sob alerta. O acréscimo de compras online durante a pandemia aumentou a demanda por motoristas de vans temporários, que não recebem nenhum treinamento de segurança.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.