PUBLICIDADE
Topo

Novo Hyundai Creta: tudo que já sabemos sobre o SUV que chega em 2021

Disfarces não escondem linhas polêmicas do novo Creta - Igor Oliveira/Volta Rápida
Disfarces não escondem linhas polêmicas do novo Creta
Imagem: Igor Oliveira/Volta Rápida

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/12/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Novo Creta terá linhas controversas em segunda geração
  • SUV deve ser lançado no país no 2º semestre de 2021
  • Carro pode vir com inédito motor 1.4 turbo nas versões mais caras

O Creta completa quatro anos de mercado no Brasil no começo de 2021.

Revelado no fim de 2016, o modelo se tornou um dos maiores sucessos da Hyundai e se sagrou o SUV compacto mais vendido do país em 2018.

É por isso que a Hyundai já trabalha em ritmo forte para trazer a nova geração do carro ao país. As fotos que ilustram esta matéria foram feitas por Igor Oliveira e cedidas gentilmente por Yuri Ravitz, responsável pelo "Volta Rápida".

As imagens mostram que o controverso visual será mantido por aqui. Veja a seguir o que já sabemos sobre o SUV:

Ame ou odeie

Hyundai Creta 2022 2 - Igor Oliveira/Volta Rápida - Igor Oliveira/Volta Rápida
Camuflagem esconde pouco as linhas ousadas do Creta
Imagem: Igor Oliveira/Volta Rápida

Apesar da camuflagem, tudo indica que a Hyundai decidiu não mexer no projeto original. Se houver mudanças em relação ao carro asiático, as alterações devem ser bem sutis.

Sendo assim, a frente deve vir com conjunto óptico dividido em duas partes, como acontece em modelos como a Fiat Toro. A grade é bem maior e mais larga do que o SUV atual, e é possível que ganhe visual exclusivo no Brasil. Atrás, as lanternas também seguirão a receita de divisão em duas partes.

Maior e mais espaçoso

Hyundai Creta 2022 3 - Divulgação - Divulgação
Novo Creta cresceu para todos os lados
Imagem: Divulgação

O novo Creta é maior e mais espaçoso do que o modelo que conhecemos. São 4,30 metros de comprimento (3 cm a mais do que o atual), 1,79 metro de largura (1 cm a mais) e 1,62 metro de altura (aumento de 1 cm).

A distância entre eixos também cresceu e agora é de 2,61 metros, um ganho de 2 cm que deve ser benéfico para quem viaja no banco de trás.

Motor turbo

Hyundai Creta 2022 4 - Divulgação - Divulgação
SUV deve ter só motorizações turbo no país
Imagem: Divulgação

As versões mais baratas do novo Creta devem vir com o motor 1.0 turbo que equipa a linha HB20. São 120 cv e 17,5 kgfm quando abastecido com etanol.

Já as configurações mais luxuosas podem trazer um inédito 1.4 turbo, de 140 cv e 24,7 kgfm de torque máximo. Nas duas motorizações, a transmissão deve ser a automática de 6 marchas em vez da caixa de dupla embreagem com 7 velocidades que equipa o SUV em outros mercados.

Estreia em 2021

Tudo indica que o novo Creta deve ser apresentado no segundo semestre de 2021, já como linha 2022.

Apesar de estar nas ruas há apenas quatro anos (pouco tempo se considerarmos que o ciclo de vida de um produto no país costuma ser de seis a oito anos), a Hyundai tem pressa para renovar seu SUV. O motivo? A concorrência cada vez maior e mais acirrada, que pode roubar o espaço do modelo no país.