Topo

Motos ganham alerta anticolisão que 'prevê' acidentes e avisa sobre riscos

Ride Vision - Divulgação
Ride Vision Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/11/2020 13h24

Uma startup adaptou as tecnologias de alerta anticolisão e ponto cego que já temos há muitos anos nos carros para o mundo das motos. O sistema se chama Ride Vision, que de acordo com a empresa é a primeira tecnologia anticolisão para motos.

O sistema funciona com duas câmeras em HD, uma apontada para frente e outra para trás para fazer o monitoramento em 360° do veículo. Ele fica atento a atos como ultrapassagens perigosas e veículos bem próximos. Para isso, é utilizado um algoritmo o que prevê o que poder acontecer em todas as situações no pior cenário.

Assim como em um carro, o sistema usa uma série de luzes LED brilhantes que piscam quando possíveis problemas são detectados. Elas indicam alerta de distância, de ultrapassagem perigosa, de ponto cego e de colisão frontal. Estes alertas são personalizáveis, se o condutor quiser ter mais ou menos distância entre sua moto e os veículos antes de ser avisado.

Além de prover segurança, o sistema também se conecta a dispositivos moveis, podendo prover dados da viagem e cálculo de consumo de combustível. O interessado pode ainda usar o sistema para gravar e compartilhar vídeos de viagens. Os desenvolvedores prometem também atualizações ao longo do tempo.

A empresa afirma que seu sistema pode ser instalado em qualquer veículo de duas rodas, independentemente da marca ou modelo. O sistema estará à venda no início de 2021.