O que são aditivos? Quando o seu carro precisa de um? Quais as diferenças?

Os aditivos são substâncias que, como o próprio nome sugere, adicionam propriedades em líquidos indispensáveis para os automóveis, em especial à água que fica no radiador e à gasolina que está no tanque.

Aditivos para o radiador

O radiador é parte do sistema de arrefecimento, que mantém o motor na temperatura certa, impedindo que ele ferva. O equipamento precisa estar funcionando bem, limpo e livre de oxidações.

O aditivo para radiador serve para isso —mas não adianta trocar a água e por aditivo.

Ele tem um composto químico, chamado de etilenoglicol, que aumenta o ponto de ebulição, diminui o ponto de congelamento da água e deixa que o líquido circule pelo sistema de arrefecimento em condições ideais.

Além disso, ajuda a preservar a vida útil de várias peças, como bomba d'água, válvula termostática, tubulações e o próprio radiador, porque tem propriedades que protegem os componentes de corrosão e oxidação provocadas pela água pura.

Por isso, o aditivo é recomendado pelos fabricantes de veículos no manual do proprietário.

Os produtos devem ser renovados, em média, a cada revisão do carro —em intervalos de 10.000 km ou anualmente.

A cada substituição, o ideal é limpar o radiador e colocar uma água nova, para que esteja livre de impurezas e pronta para receber o produto. Só completar o nível do aditivo, de tempos em tempos, tem quase nenhuma eficácia.

Além disso, é recomendado consultar o manual do proprietário e ver qual aditivo é indicado para o seu carro. Existem dois tipos: os prontos para uso (basta despejar no sistema) e os concentrados (precisa diluir em água desmineralizada).

Continua após a publicidade

Aditivos para gasolina

Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo.

Os aditivos trazem detergentes que ajudam a remover impurezas e a evitar a formação de resíduos carbônicos naturais da queima da gasolina. Essa sujeira é dispersada e os resíduos são expelidos pelo próprio sistema de exaustão.

Isso resulta em motor mais eficiente, economia de combustível, menor emissão de poluentes e maior durabilidade do motor.

A gasolina aditivada já traz esses componentes, mas apenas um mínimo necessário de detergente.

Além disso, é diferente quando o aditivo vem diretamente na formulação do combustível. Funciona, mas você não pode escolher uma marca ou testar um poder dispersante diferente.

Continua após a publicidade

Para quem não consegue abastecer em um posto de confiança, o aditivo traz mais segurança.

Deixe seu comentário

Só para assinantes