Topo

Porsche apresenta versão de van conceito inspirada na veterana Kombi

Porsche Vision Renndienst ao lado de Kombi - Divulgação
Porsche Vision Renndienst ao lado de Kombi Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/11/2020 11h43

A alemã Porsche tirou de seu arquivo inédito dois modelos bastante diferentes, mas revolucionários da sua própria maneira.

porsche - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O primeiro é a van conceito elétrica Vision Renndienst, que foi criada em 2018 e só exibida agora. O modelo tenta recriar a antiga Kombi da Volkswagen, a misturando com um ônibus espacial futurista. O veículo tem superfícies aerodinâmicas e saias laterais agressivas.

Temos também luzes bem pequenas na frente, saias laterais, teto inclinado e rodas de liga leve de cinco raios. Não há fotos do interior, mas a marca informou que a cabine tem posição central para guiar e pode ter seus cinco lugares modulados - utilizando o maior espaço disponível pelo veículo ser elétrico.

porsche - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O segundo modelo é inspirado em um campeão mundial. O Porsche 919 Street tem como base o Porsche 919 Hybrid, que conseguiu 17 vitórias em corridas no Mundial de Endurance (incluindo três 24 Horas de Le Mans), três campeonatos de construtores e três campeonatos de pilotos entre 2014 e 2017.

porsche2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Legalizado parta as ruas, ele segue as linhas do protótipo irmão na posição de guiar - bem à frente do habitual - com um capô curto e barbatana de tubarão. Por outro lado, o modelo não tem a asa traseira que seu irmão LMP1 possuía.

O 919 Street também inclui um grande difusor e dois tubos de escape saindo diretamente da tampa do motor em sua traseira. O trem de força é o mesmo do 919 Hybrid, com motor a combustão V4 turbo de 2.0 litros e sistema de recuperação de energia. Ele também possui o mesmo monocoque de fibra de carbono, dimensões e distância entre eixos do carro de corrida.