Topo

Por que Corvette xodó fará Biden 'sofrer' por ter vencido a eleição nos EUA

Joe Biden com Chevrolet Corvette Stingray 1967 - Reprodução
Joe Biden com Chevrolet Corvette Stingray 1967 Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

10/11/2020 04h00

Eleito presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden é um amante da cultura automotiva. O político tem como grande xodó um modelo bastante tradicional para a indústria de seu pais, um Chevrolet Corvette Stingray. E é justamente seu amor pelo carrão clássico que deve se tornar um dos poucos motivos de lamentação por ter chegado à Casa Branca.

Por motivos de segurança, funcionários do alto escalão do governo (incluindo presidente e vice) são proibidos de dirigir em vias públicas. Obrigatoriamente precisam estar sempre acompanhados de agentes do Serviço Secreto, treinados para realizar manobras evasivas e defensivas.

"Há muitos motivos para concorrer à presidência, mas há um motivo esmagador para não concorrer", brincou em 2014. "Gosto de fazer aquele [Corvette] Z06 de zero a 60 em 3,4 segundos."

Mas é outro Corvette de sua coleção que faz seu coração bater mais forte. O veículo, ano 1967, foi dado a Biden por seu pai - que era dono de uma concessionária - como presente de casamento. O político diz que o carro na época custou US$ 5.600, mas hoje em dia vale algo em torno de US$ 70 mil.

O Corvette Stingray teve até papel importante em sua campanha à presidência, como plataforma para falar sobre a indústria automotiva americana. Em uma propaganda em que aparece no carrão, ele afirma que os EUA podem "voltar a dominar o mercado automotivo no século 21, mudando para veículos elétricos" - e citando inclusive um suposto projeto de Corvette elétrico que pode chegar a 320 km/h.

A Chevrolet não confirmou os planos para tal veículo oficialmente, mas a marca norte-americana Genovation já converteu um Corvette para motorização elétrica. Chamado de GXE, o modelo pode chegar a até 338 km/h.

Fato é que o xodó de Biden foi por vezes utilizado durante a campanha, mas antes disso ele também tirou o modelo da garagem para uma matéria do apresentador e comediante Jay Leno, ainda no período em que era vice-presidente de Barack Obama.

No bate-papo, saiu queimando pneu com os mais de 300 cv do V8 de seu Stingray. Forte, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Biden é até hoje o único dono da história de seu carro. E deve sentir uma falta danada dele quando passar a despachar no Salão Oval.