Topo

Volante à direita: por que poucos carros no 'estilo inglês' rodam no Brasil

Volante do lado direito está presente em países como Austrália, Japão e Inglaterra - Divulgação
Volante do lado direito está presente em países como Austrália, Japão e Inglaterra
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • 'Mão inglesa' é regra em países como Austrália, África do Sul e Inglaterra
  • Carros novos com volante do lado direito não podem ser registrados no Brasil
  • Apenas veículos com mais de 30 anos podem rodar legalmente no país

Dirigir sentado do lado direito não é exclusividade dos ingleses. Alguns países, como Austrália, Japão e África do Sul, também adotam esse costume.

Só que, com a grande frota de carros antigos registrados no país, fica a dúvida: é permitido dirigir um carro de mão inglesa no Brasil? A resposta é: depende.

Uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em maio de 2015 veta o registro de licenciamento de veículos com o volante de direção no lado direito.

O texto da resolução alega que a decisão se baseia no fato de os projetos de iluminação vigentes no país são voltados para circulação pelo lado direito da via - nos países de mão inglesa, os veículos trafegam do lado esquerdo.

Já a sinalização vertical foi concebida para condutores que viajam do lado esquerdo do veículo, como é padrão no Brasil, Estados Unidos e vários outros locais.

Quem descumpre a resolução está sujeito a multa grave, com pagamento de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.

Antigos podem

Austin Mini 1 - Reprodução/Instagram @loobas - Reprodução/Instagram @loobas
Carros de mão inglesa com mais de 30 anos podem rodar no país
Imagem: Reprodução/Instagram @loobas

Entretanto, a resolução prevê uma exceção: veículos fabricados há mais de 30 anos e com suas características originais preservadas estão livres do veto.

Foi assim que Luis Cardoso conseguiu registrar seu Austin Mini 1978. O músico teve o primeiro contato com o carro aos 14 anos por meio de seu pai, que colecionava carros.

Austin MIni 2 - Reprodução/Instagram @loobas - Reprodução/Instagram @loobas
Luís diz não ter problemas para andar com seu Mini
Imagem: Reprodução/Instagram @loobas

"Nunca tive dificuldade para rodar por aqui. Já fui parado pela polícia algumas vezes, mas também não tive problemas", afirmou.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.