Nissan Versa: veja prós e contras diante de Virtus, Yaris Sedan e Onix Plus
Resumo da notícia
- Nova geração chega com preços agressivos e bom conteúdo
- Versa e Onix Plus são únicos com 6 airbags em todas as versões
- Virtus tem maior porta-malas; Yaris traz 7 airbags na versão XLS
A Nissan está confiante que o novo Versa será um sucesso.
Motivos para tanto a empresa tem: a segunda geração do sedã foi totalmente renovada no design, ganhou importantes itens de segurança e traz preços competitivos diante da concorrência.
O modelo está posicionado para atacar o pelotão de elite dos sedãs compactos. Assim, segundo a própria Nissan, o Versa enfrenta as versões mais caras de VW Virtus, Toyota Yaris Sedan e Chevrolet Onix Plus.
Preço
O novo Versa aposta em uma política de preços agressiva em seu lançamento.
A versão de entrada Sense sai por R$ 72.990 com câmbio manual de cinco marchas. Quem optar pela transmissão CVT pagará uma diferença de R$ 5 mil - elevando a conta total para R$ 77.990.
A fabricante, porém, acredita que serão as versões Advance e Exclusive que responderão pela maioria das vendas. Parte dessa aposta está nos valores: R$ 83.490 e R$ 92.990, respectivamente.
Quanto aos rivais, o VW Virtus é o mais caro do trio: sai por R$ 84.950 na versão Comfortline e R$ 98.950 na Highline. Já o Toyota Yaris XS Connect custa R$ 87.790 e a versão XLS Connect é vendida por R$ 93.790.
O Onix Plus é o mais barato dos concorrentes, saindo por R$ 78.690 na configuração LTZ Turbo AT e R$ 82.390 na Premier.
Motorização
Praticamente tudo é novo no Versa, mas o motor é o mesmo de antes. Portanto, estamos falando do 1.6 16V de até 114 cv e 15,5 kgfm com etanol ou gasolina no tanque, associado ao câmbio CVT.
A proposta é parecida com o Toyota Yaris, que é movido por um 1.5 16V de 110 cv / 105 cv e 14,9 kgfm / 14,3 kgfm. Assim como o Versa, ele também traz transmissão CVT.
Já Virtus e Onix Plus apostam na eficiência do turbocompressor em motores de 1-litro.
São 116 cv com qualquer combustível e 16,8 kgfm / 16,3 kgfm de torque máximo no caso do Onix, que traz câmbio automático de seis velocidades.
A fórmula é a mesma do Virtus, que entrega 128 cv / 116 cv e 20,4 kgfm de torque máximo com etanol ou gasolina. A transmissão também possui seis marchas.
Dimensões e porta-malas
A novidade da Nissan preservou os 4,49 metros de comprimento, mas mudou bastante no restante. O sedã ficou 5 centímetros mais largo (agora são 1,74 metro), 4 centímetros mais baixo (1,47 metro) e tem 2 cm a mais de distância entre eixos em relação a seu antecessor, totalizando 2,62 metros. O porta-malas cresceu de 460 litros para 482 litros.
O Virtus tem porte praticamente idêntico ao Versa. Tem praticamente o mesmo comprimento (4,48 metros), quase a mesma largura (1,75 metro) e a mesma altura (1,47 metro). A distância entre eixos, porém, é 3 cm maior - são 2,65 metros. A capacidade volumétrica do porta-malas é bem mais generosa: 521 litros.
Perto dele surge o Onix Plus, com 4,47 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,60 metros de distância entre eixos. São 469 litros de porta-malas.
O Yaris Sedan é o menor deles, com 4,42 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,49 metro de altura e distância entre eixos de 2,55 metros. O porta-malas comporta 473 litros.
Itens de série
A Nissan decidiu investir no conteúdo em seu novo sedã.
Todas as versões do Versa saem de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
O alvo está bem claro: é o Onix Plus, que também vem com os quatro primeiros itens de fábrica desde a versão básica.
Neste embate, Virtus e Yaris Sedan saem perdendo. Embora tenha as assistências eletrônicas, o sedã da VW vem com "apenas" 4 airbags e só traz destravamento das portas e partida sem chave de fábrica na versão Highline.
Já o Yaris XS traz somente as três assistências eletrônicas e o airbag duplo obrigatório por lei. Em compensação, a versão XLS vem com 7 airbags - um a mais do que Onix Plus e Versa -, além de destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão.
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