Topo

Histórica 'van de pão' da Ferrari é recriada artesanalmente com V12 moderno

Ferrari 250 GT Breadvan sendo refeita - Divulgação
Ferrari 250 GT Breadvan sendo refeita Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

27/10/2020 10h33

Um dos carros mais icônicos da Ferrari está sendo refeito pelo designer Niels Van Roij em uma abordagem moderna. A Ferrari 250 GT Breadvan 1962 marcou época nas 24 Horas de Le Mans daquele ano. Encomendada pelo Conde Giovanni Volpi, o carro foi feito tendo como base a Ferrari 250 GT SWB 1961 - visto que Enzo Ferrari não cederia um carro atual a um time rival na clássica prova francesa.

Os responsáveis pela construção da 250 GT Breadvan foram Giotto Bizzarrini, ex-engenheiro-chefe da Ferrari, e Piero Drogo. O carro acabou ficando mais veloz que as Ferrari 250 GTO, e estava na frente dos carros atuais da Scuderia de Maranello quando quebrou após quatro horas de prova.

A façanha fez o modelo ficar famoso no automobilismo. Antes de ser aposentado, o veículo ganhou outros dois eventos: Guards Trophy, na pista inglesa de Brand Hatch, e a subida de montanha de Ollon-Villars, na Suíça.

Com os desenhos de Van Roij, o trabalho de trazer o modelo à vida é feito pelo construtor de carrocerias Bas Van Roomen, também holandês. O conjunto mecânico é o de uma Ferrari 550 Maranello, já que o carro dos anos 1960 também tinha motor V12 dianteiro aspirado e tração traseira.

O projeto já dura dois anos e está quase concluído. Van Roij publicou recentemente uma foto do modelo sendo repintado de vermelho em seu Twitter e disse que as pessoas podem esperar que ele seja exibido em breve.