Topo

Mercedes faz recall por logo luminoso que pode desligar direção elétrica

Logo iluminado da Mercedes-Benz - Divulgação
Logo iluminado da Mercedes-Benz Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/10/2020 09h58

A Mercedes-Benz será obrigada a realizar um recall de 12.799 unidades de seus modelos GLE e GLS nos Estados Unidos. Todos os carros são equipados com a estrela de três pontas da marca alemã iluminada na grade dianteira.

De acordo com a montadora, há a possibilidade de que parte da fiação da iluminação local possa com o tempo desativar funções importantes do carro, como até a direção elétrica. A estrela é vendida como um opcional de US$ 500 (R$ 2.783).

A montadora afirma que o aterramento elétrico do logo pode não estar instalado corretamente, o que em teoria simplesmente faria com que ele não acendesse, mas vários outros sistemas compartilham a mesma conexão, incluindo a unidade de controle da direção elétrica, o farol do lado do motorista e o motor do limpador de para-brisa. Há a possibilidade que nenhum dos sistemas funcione.

De acordo com a NHTSA, o recall inclui 9.642 unidades do GLE 2020 e 3.157 unidades do GLS 2020. Todos foram construídos em Tuscaloosa, Alabama, entre 8 de dezembro de 2018 e 6 de fevereiro de 2020. A Mercedes disse que não tem conhecimento de nenhum ferimento ou acidente relacionado a esta falha. A montadora observa que qualquer falha é acompanhada de um sinal luminoso no painel.

O recall deve começar apenas em 8 de dezembro.