Topo

Ford exibe 4ª geração de sistema autônomo utilizando SUV Escape

Quarta geração de sistema autônomo da Ford e Argo AI - Divulgação
Quarta geração de sistema autônomo da Ford e Argo AI Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/10/2020 10h27

O veículo autônomo da Ford e da Argo AI chegou à sua quarta geração. O modelo, que deve ser lançado ainda este mês, é agora baseado na plataforma do SUV Escape híbrido. Ele terá avanços nas tecnologias de detecção e computação.

De acordo com a montadora, o modelo será o responsável por colocar seus serviços autônomos online, podendo ser parte de um serviço de transporte de passageiros em algum momento no futuro.

Em comunicado, a Ford disse: "os sistemas que estamos incorporando em nossos veículos de teste mais novos são de 'intenção de lançamento' em termos dos componentes que acreditamos que serão necessários para apoiar a comercialização".

"O que isso significa é que com uma arquitetura e plataforma bem definidas no Escape Hybrid, nossa equipe pode testar e refinar continuamente o desempenho nos próximos anos para nos preparar melhor para o lançamento".

O novo veículo vem com melhorias, como um LiDAR (sistema que atua como olhos do sistema autônomo) mais avançado, câmeras de resolução mais alta e melhores sensores. Assim, a detecção de objetos fixos e móveis é aprimorada. Para ajudar a suportar a energia total exigida pelo sistema de direção autônomo, a capacidade de eletrificação do modelo também foi aumentada, com a bateria sendo modificada com células adicionais.

Outra novidade são as câmaras de limpeza de ar 360° desenvolvidas para o carro, que estão ao lado das lentes da câmera e dos sensores LiDAR para garantir que seu campo de visão esteja desobstruído.

A Ford diz que o veículo de quarta geração será integrado aos testes gradualmente ao lado de sua frota de Fusion híbridos nas cidades norte-americanas de Austin, Detroit, Miami, Palo Alto, Pittsburgh e Washington, D.C.