Topo

Volvo terá recall por causa de problema no cinto de segurança

Volvo XC60 é um dos modelos com problema - Divulgação
Volvo XC60 é um dos modelos com problema Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

19/10/2020 11h29

Carros da Volvo terão um recall por causa de um problema no cinto de segurança. O Procon-SP informou que alguns modelos estão com defeito nos assentos frontais.

O problema, segundo comunicado do Procon-SP, é que um cabo do cinto costuma ser esticado além do que deveria. Ao longo do tempo, esse cabo pode se alongar permanentemente, causando fadiga e eventualmente quebra. Em caso de ocorrência de colisão, o cabo de aço poderá não ter resistência suficiente para suportar o acionamento do cinto de segurança, tendo sua função reduzida ou anulada, aumentando o risco de danos físicos aos ocupantes do veículo.

O recall é recomendado para donos de modelos S60 e XC60, no ano/modelo 2010 a 2013. A Volvo deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Para fazer o recall, os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar o conserto junto a uma concessionária da marca, a partir de 23 de novembro. Será feita substituição de um dos pontos de fixação dos cintos de segurança dos assentos frontais.

O Procon recomendou que consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.