Topo

Mercedes testará sistema de manobrista autônomo no aeroporto de Stuttgart

Mercedes-Benz Classe S com tecnologia autônoma - Divulgação
Mercedes-Benz Classe S com tecnologia autônoma Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/10/2020 10h20

A Mercedes-Benz e a Bosch irão testar no estacionamento do aeroporto da cidade alemã de Stuttgart um sistema de manobrista automatizado (AVP). Um Classe S equipado com o Inteligent Park Pilot - já disponível no mercado - será o modelo utilizado. A intenção é ver como os dois sistemas interagem com a plataforma da garagem, chamada de APCOA FLOW.

De acordo com a Mercedes, o AVP e o Inteligent Park Pilot farão o Classe S se tornar o primeiro veículo deste tipo estacionar sem motorista.

Primeiramente, os ocupantes deixarão o carro em uma área designada para embarque e desembarque. Depois, o Classe S irá estacionar automaticamente no subsolo, guiado por informações da tecnologia de infraestrutura. Duas vagas estarão disponíveis inicialmente.

O local tem câmeras de vídeo da Bosch, que identificam espaços disponíveis e detectam objetos e pessoas. O sistema calcula a rota que os veículos precisam seguir para chegar à vaga. O carro recebe as informações e é conduzido por seu sistema até o local.

"O estacionamento com manobrista automatizado realmente aumenta o conforto e a conveniência de nossos passageiros e os economiza tempo, especialmente quando eles estão com pressa e querem apenas deixar o carro rapidamente no aeroporto", disse o porta-voz do aeroporto de Stuttgart, Walter Schoefer.