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VW Taos: tudo o que sabemos sobre o SUV que será revelado hoje a noite

Projeção mostra como ficaria o VW Taos sem camuflagem - Renato Aspromonte/OverboostBR
Projeção mostra como ficaria o VW Taos sem camuflagem
Imagem: Renato Aspromonte/OverboostBR

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/10/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Novo SUV terá estreia global na noite desta terça-feira
  • Carro deve estrear no Brasil no 2º trimestre de 2021
  • Taos terá motor 1.4 TSI e ficará entre T-Cross e Tiguan

Chegou o dia da revelação do Volkswagen Taos. O SUV médio já foi antecipado por meio de teasers que revelam boa parte de suas linhas definitivas.

Porém, está marcada para a noite de hoje (13) a apresentação mundial do modelo, que será realizada na Argentina.

Antes da estreia, UOL Carros relembra tudo que já sabemos sobre o futuro lançamento da marca no país.

Estreia em 2021

O Taos será fabricado na planta de General Pacheco, na Argentina. De lá ele será exportado para cá, com previsão de chegada no segundo trimestre de 2021. A maioria das unidades produzidas, inclusive, será destinada para exportação.

Entre T-Cross e Tiguan

Tiguan - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Tiguan ocupará faixa acima do Taos
Imagem: Murilo Góes/UOL

A chegada do Taos preenche uma lacuna que havia entre T-Cross e Tiguan. Isso porque enquanto o primeiro concorre na categoria de SUV compactos, o segundo até encara alguns SUVs médios, mas o preço elevado acaba distanciando-o de alguns modelos, especialmente o Jeep Compass.

Assim ficará a linha de SUVs da VW: o Nivus atuando na faixa de R$ 85 mil a R$ 100 mil, com o T-Cross entre R$ 90 mil e R$ 120 mil. O Taos entraria na faixa entre R$ 130 mil e R$ 160 mil, enquanto o Tiguan Allspace permanece no grupo de R$ 145 mil a R$ 200 mil.

Motorização

VW Tiguan - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Motor 1.4 TSI é o mesmo de T-Cross, Jetta e Tiguan
Imagem: Murilo Góes/UOL

Apenas uma opção de motorização será oferecida pela VW. Trata-se do 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol ou gasolina, associado ao câmbio automático de seis marchas. O mercado argentino também será abastecido com esse motor, mas sem a tecnologia flex.

A escolha, inclusive, se deu por conta dos custos, já que trazer o 1.5 turbo de 160 cv e 25,4 kgfm que equipará o Taos na América do Norte seria caro demais. Além disso, o 1.4 TSI já é conhecido e está preparado para rodar com etanol.

Tecnologias de ponta

VW Play - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Central VW Play estreou no Nivus e estará no Taos
Imagem: Murilo Góes/UOL

Assim como o Nivus, o Taos terá assistências de condução como frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão e piloto automático adaptativo. Estes itens, porém, devem estar presentes apenas na configuração mais luxuosa.

O novo SUV também virá com a central multimídia VW Play, que traz tela tátil de 10,1 polegadas, interface mais intuitiva e moderna e loja de aplicativos.