Topo

A nave da Hebe: última Mercedes virou xodó exclusivo feito para acelerar

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/10/2020 04h00Atualizada em 09/10/2020 16h35

Fã da Mercedes-Benz, a apresentadora Hebe Camargo tinha cinco carros da marca quando faleceu aos 83 anos, em 29 de setembro de 2012.

A coleção até hoje é guardada e mantida com carinho pelo sobrinho Claudio Pessutti na mansão que pertenceu à apresentadora, localizada no bairro Cidade Jardim, na capital paulista.

UOL Carros visitou a garagem de Hebe. Chama a atenção o último carro que ela adquiriu, cinco anos antes de morrer.

Feito sob encomenda, de acordo com as preferências da comunicadora, o raro S 65 AMG branco 2007 era na época o sedã mais potente do mundo e também o modelo mais completo e caro da marca alemã - perdendo apenas para os veículos da Maybach, divisão de alto luxo da montadora.

Hebe Camargo acena do interior de sua Mercedes prateada - Greg Salibian/Folhapress - Greg Salibian/Folhapress
Hebe acena do interior de um dos seus carros da Mercedes-Benz; ela comprava veículos direto na fábrica
Imagem: Greg Salibian/Folhapress

Equipada com motor 6.0 V12 biturbo construído a mão, a "nave" de 5,2 metros de comprimento tem desempenho de superesportivo: são 612 cv de potência e 102 kgfm de torque, gerenciados pela transmissão automática de cinco marchas. Segundo a Mercedes, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 4,4 segundos.

Em conversa com a reportagem, Pessutti conta que sua tia comprava os carros não em uma concessionária e sim na sede da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

"Ela foi várias vezes almoçar lá na fábrica com o presidente da Mercedes. Foi em um desses almoços que a Hebe escolheu todos os itens do S 65, desde a cor do painel até o estofamento. Tudo nesse carro foi escolhido de acordo com o gosto dela e mandado fazer", relembra Claudio, que também foi empresário da apresentadora e hoje é guardião do seu acervo.

Hebe Mercedes-Benz S 65 AMG 2007 último mercedes apresentadora traseira - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Apresentadora dispensava segurança e motorista particular para acelerar ela mesma seu Mercedes blindado
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

De acordo com Pessutti, que prefere não comentar quanto o carrão custou, todos os itens disponíveis foram instalados - exceto um suporte de teto para transportar esquis de neve, por motivos óbvios.

O sobrinho diz que a entrega do sedã demorou cerca de três meses. Hebe gostou tanto da aquisição que passou a usar o AMG quase exclusivamente, deixando seus outros Mercedes-Benz de lado.

E olha que os demais veículos da frota também oferecem requinte e performance de sobra: SLK 230 1998, S 600 L 2001, CLS 500 2005 e S 65 AMG 2003.

Hebe Mercedes-Benz S 65 AMG 2007 último mercedes apresentadora - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Motor V12 biturbo rende 612 cv e 102 kgfm de torque; carro tem cerca de 60 mil km rodados
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Embora já estivesse com quase 80 anos, Hebe Camargo fazia questão de dirigir ela mesma seu S 65 AMG branco no dia a dia, dispensando motorista particular e segurança. Eventualmente, Pessutti assumia o volante, para dar mais conforto à tia.

Segundo ele, para maior "tranquilidade", todos os carros de Hebe, incluindo seu "xodó", são blindados.

"Ela não escolheu o AMG pela elevada potência e sim por conta do estilo, da importância desse sedã. Não fazia questão de saber a quantidade de cilindros do motor, embora dirigisse muito bem".

Não é só o motorzão

Carros da Hebe exposição Cláudio Pessutti Mercedes-AMG S 65 2007 painel - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Mesmo com 13 anos de idade, S 65 AMG traz itens como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

O último carro de Hebe é cheio de superlativos, que impressionam mesmo com seus 13 anos de idade.

Além do motor forte, traz belas rodas escurecidas de 19 polegadas e freios enormes, com discos de 15,4 polegadas na dianteira.

A suspensão a ar, por sua vez, é ajustável para uma tocada mais esportiva ou confortável. Um seletor de modos de condução também ajusta a assistência do volante e a resposta do pedal do acelerador de acordo com as preferências do motorista.

Apesar de ter sido fabricado há mais de dez anos, o S 65 2007 já conta com recursos avançados, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e central multimídia, cuja tela ainda não é tátil - navega-se nela por meio de um seletor no console central.

Afinal de contas, trata-se de um Classe S em versão topo de linha. A lista de amenidades inclui, ainda, portas que se fecham automaticamente (basta encostá-las), teto solar e bancos dianteiros ajustáveis eletricamente com três memórias.

Por dentro, praticamente todas as superfícies são cobertas por couro, metal ou outro tipo de material nobre.

Tudo do jeito como Hebe gostava.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.