Topo

99 lança serviço de carona para concorrer com Waze Carpool

99Carona estreia na região Sul, mas chega a outras praças em breve - Divulgação
99Carona estreia na região Sul, mas chega a outras praças em breve
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/10/2020 00h08

Resumo da notícia

  • Serviço de carona será lançado na região Sul e depois chega a outras partes do país
  • Limite será de três pessoas por veículo; carona deve ser acertada com antecedência
  • 99Carona não é serviço remunerado; passageiro paga apenas ajuda de custo ao condutor

A 99 anunciou o lançamento do 99Carona, modalidade de carona compartilhada.

O serviço será lançado no dia 19 de outubro como um programa piloto nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre. A partir daí, ele deve ser ampliado para outras cidades do país nos próximos meses.

Segundo a empresa, uma pesquisa realizada com os passageiros do aplicativo revelou que 72% das pessoas têm interesse em caronas por ser uma opção mais confortável, acessível e segura do que outros meios de transporte em meio à pandemia. Ao mesmo tempo, 50% demonstraram interesse em se tornar condutores, como forma de reduzir os custos de suas viagens diárias.

O funcionamento é parecido ao do Waze Carpool, serviço de carona compartilhada lançado no país em agosto de 2018.

"Nossa previsão é ser uma opção segura e acessível para quem procura carona e quer dividir os custos da viagem. Os condutores não são remunerados, o passageiro paga apenas uma ajuda de custo pela viagem e a divisão de custos é intermediada pelo aplicativo. Então é como se fosse uma viagem feita com os amigos, quando você 'racha' a conta da gasolina", afirma Clarissa Brasil, gerente de operações da regional Sul da 99.

Como funciona?

99Carona - Divulgação - Divulgação
Serviço é visto como alternativa em tempos de Covid-19
Imagem: Divulgação

As corridas precisarão ser agendada com pelo menos 15 minutos de antecedência e aceitas por ambas as partes. Para utilizar a nova modalidade, passageiros e condutores devem cadastrar no aplicativo alguns detalhes de sua viagem, como trajetos, datas e horários. As informações são cruzadas por meio de inteligência artificial e as melhores combinações são informadas ao solicitante.

A partir daí, passageiro e condutor podem escolher suas companhias dentre as opções disponíveis e o convite é feito com sugestão de data, local e horário. Um diferencial é que os passageiros encontram os condutores em seus endereços de partida e são deixados no destino final, sem a necessidade de deslocamento até um ponto de encontro.

Apenas dois passageiros poderão utilizar o 99Carona, totalizando três pessoas em um mesmo veículo. As orientações básicas de utilizar máscara, circular com os vidros abertos quando possível e higienizar as mãos são repassadas pelo aplicativo.

Condutoras e passageiras mulheres também poderão optar por fazer corridas apenas com pessoas do mesmo gênero.

Se o condutor tiver o cartão 99 o pagamento é instantâneo. Caso contrário, ele é realizado uma vez por semana.

Regras iguais

O 99Carona utilizará as mesmas regras para confirmação de cadastro já praticadas nos demais produtos oferecidos pela empresa. Os interessados em compartilhar seus carros serão submetidos a uma checagem de dados, na qual são solicitados documentos como CPF, CNH, documento do veículo e fotos com os documentos.

Segundo a 99, a empresa também realiza uma análise de perfil dos condutores e verifica o histórico público dos condutores. Os passageiros, por sua vez, também precisam cadastrar CPF, RG e passam por um reconhecimento facial.