Topo

Tesla atualiza Autopilot e carros poderão passar por cruzamentos sozinhos

Tesla Model S com sistema Autopilot - Alexandria Sage/Reuters
Tesla Model S com sistema Autopilot Imagem: Alexandria Sage/Reuters

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/10/2020 04h00

A Tesla divulgou que a mais recente atualização de software do Autopilot permitirá que os carros passem por semáforos verdes e cruzamentos sem semáforo em que não haja um veículo atravessando.

É a primeira vez que a montadora lança um recurso significativo para lidar com cruzamentos. Neste início a marca é cuidadosa, dizendo que o recurso exigirá na maioria dos casos que os motoristas confirmem quando o piloto automático pode realmente passar um cruzamento.

Em junho, a Tesla começou a permitir que os carros passassem automaticamente pelos semáforos verdes se estivessem seguindo outro veículo. Nesta nova atualização de software (2020.40.1) a Tesla retirou o requisito do carro principal.

"Conforme você se aproxima de um semáforo verde, em algumas situações em que há um caminho claro, o recurso pode não exigir mais a confirmação explícita do motorista", disse a montadora.

"Se isso ocorrer, a linha de parada na visualização de direção ficará verde para indicar que o carro continuará por um cruzamento. A confirmação ainda é necessária se o seu carro já estiver parado no sinal quando ele ficar verde."

Entretanto, a Tesla também confirmou que o sistema ainda não é capaz de virar em um cruzamento e só pode ser usado para ir reto.

Algo semelhante ocorreu com o recurso de mudança automática de faixa do Autopilot, que no início precisava da confirmação do motorista, mas depois se tornou completamente autônomo após a Tesla coletar dados e melhorar o recurso.