Topo

Volkswagen cogita colocar à venda Lamborghini, Bugatti e Ducati

Bugatti Chiron Super Sport 300+ - Bugatti/Divulgação
Bugatti Chiron Super Sport 300+ Imagem: Bugatti/Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

01/10/2020 11h03

De acordo com a agência Reuters, os executivos da Volkswagen estão pensando em vender marcas tradicionais adquiridas pelo grupo ao longo dos anos, como Lamborghini, Ducati e Bugatti.

Segundo a reportagem, o Grupo VW discutirá em uma reunião em novembro uma estratégia com o objetivo de dobrar seu valor para 200 bilhões de euros. Esta revisão de prioridades pode incluir parcerias de tecnologia com Lamborghini, Bugatti e Ducati, uma reestruturação e outras opções, incluindo vender as três.

A empresa irá analisar se tem recursos para investir no desenvolvimento de plataformas elétricas para estas marcas e se tem recursos para continuar investindo em sua própria eletrificação ao mesmo tempo. A companhia também não sabe se vale a pena investir na eletrificação destas marcas, já que algo assim poderia fazê-las perder apelo com seus fãs.

"Estamos constantemente olhando para o nosso portfólio de marcas, isso é particularmente verdadeiro durante a fase de mudança fundamental em nosso setor", disse Herbert Diess, chefe do Grupo VW.

"Em vista da ruptura do mercado, devemos nos concentrar e nos perguntar o que a transformação significa para as partes individuais do grupo. As marcas devem ser avaliadas em relação aos novos requisitos. Por eletrificação, por alcance, por digitalização e conectividade do veículo. Há um novo espaço de manobra e cada marca deve encontrar seu novo lugar."

Em 2019, a Lamborghini vendeu 4.554 veículos, enquanto a Bugatti vendeu 82 e a Ducati um total de 52 mil motos.