Saipa 111: conheça o carro que é pequeno demais para o Hulk do Irã
Não é qualquer carro que Sajad Gharibi, o Hulk do Irã, pode usar. Afinal de contas, o fisiculturista mede cerca de 1,90 m de altura e pesa mais de 150 kg.
Com todo esse tamanho, caber em veículos do porte de Renault Kwid seria, realmente, uma tarefa hercúlea.
Gharibi usou um carro do seu país para exemplificar a dificuldade. Na respectiva conta do Instagram, que tem mais de 480 mil seguidores, ele posou junto à traseira de um Saipa 111.
Na postagem abaixo, dá para ver que a largura dos ombros de Gharibi é só um pouco menor que a do veículo:
Na publicação, o hatch parece até um carro de brinquedo, comparado ao gigante.
Em outra postagem, o Hulk do Irã, que já desafiou um brasileiro para lutar MMA, deixa claro:
"Esse carro é pequeno para mim".
O Hulk do Irã não menciona a quem pertence o hatch branco, cujas características UOL Carros detalha aqui.
O 111 nada mais é do que a versão iraniana do antigo Kia Pride, antecessor do Kia Rio atualmente vendido no Brasil.
Conferindo as medidas, dá para constatar que Sajad Gharibi realmente passaria muito aperto no hatch - caso conseguisse, de fato, entrar nele.
Segundo o site da Saipa, o modelo tem apenas 3,67 m de comprimento - é 1 cm menor do que o Kwid.
O subcompacto mede, ainda, 1,60 m de largura, 1,45 m de altura e 2,34 m de distância entre-eixos. Definitivamente, não é o automóvel mais indicado para o fisiculturista.
Equipado com motor 1.3 a gasolina de 70 cv, o 111 pelo menos não é "pelado": traz de série ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, relógio digital, cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura e limpador e desembaçador traseiros.
A fabricante destaca o consumo de combustível, com média de 15,5 km/l.
Confira o comercial do lançamento do Saipa 111 no Irã, há dez anos:
Com sede na capital Teerã, a Saipa é a maior montadora do país do Oriente Médio.
Sua linha de veículos combina modelos próprios com automóveis de outras montadoras, produzidos localmente sob licença - a exemplo do Renault Stepway e de gerações anteriores de Kia Cerato, Nissan Murano e Nissan Maxima.
De acordo com o site da empresa, 17,3% do seu capital pertence à Organização de Desenvolvimento Industrial e Renovação do Irã, a agência governamental de fomento à indústria local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.