Topo

Hyundai se junta a empresas para criar rede urbana de mobilidade aérea

Visão de futuro da Hyundai - Divulgação
Visão de futuro da Hyundai Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

24/09/2020 12h49

Na busca por desenvolver a mobilidade aérea urbana, a Hyundai firmou uma parceria com o aeroporto da cidade de Incheon (IIAC), na Coreia do Sul.

O projeto - que visa desenvolver uma rede de mobilidade aérea em cidades - conta dois braços da Hyundai: a Hyundai Motor Company e a Hyundai Engineering & Construction Co. Além do aeroporto, a empresa KT Corp também está participando do desenvolvimento.

O plano é chegar ao mercado com um veículo aéreo em 2028. Ele deverá ser um eVTOL (Decolagem e Aterrisagem Elétrica Vertical), seguindo o protótipo mostrado pela Hyundai na CES 2020, em Las Vegas.

Paralelamente, o governo sul-coreano também pretende estudar a construção e operação de locais para que estes veículos possam aterrissar para embarque, desembarque e manutenção. O IIAC - que também deverá desenvolver soluções para esta porção do transporte urbano aéreo - cogita a possibilidade de utilizar estes veículos como ônibus para os terminais de aeroporto.

A KT Corp ficará responsável por montar uma infraestrutura de comunicações, criando o negócio por trás do serviço de mobilidade.

"A amplitude e a profundidade dessa parceria mostram o que será necessário para construir um ecossistema de mobilidade urbana aérea abrangente para atender megacidades como Seul", disse o chefe da divisão de Mobilidade Aérea Urbana da Hyundai Motor, Jaiwon Shin.

"Construir uma infraestrutura robusta e um modelo de negócios é tão importante quanto desenvolver veículos de mobilidade urbana aérea inovadores. Essa parceria demonstra o compromisso da Hyundai em facilitar o progresso da humanidade, inaugurando uma nova era de mobilidade aérea urbana que revolucionará o transporte".