Topo

Tesla não vê "pedestre" e atropela boneco em demonstração; assista

Tesla Model 3 bate em manequim - Divulgação
Tesla Model 3 bate em manequim Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/09/2020 14h07

Durante uma demonstração de segurança recente na China, um Tesla Model 3 acabou destruindo um boneco que fazia o papel de pedestre. O teste visava acionar o sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB) do modelo. No vídeo, o sedã não percebe a presença do manequim e o acerta em cheio.

Há também um segundo vídeo, em que um outro Model 3 acaba fazendo o mesmo. Entretanto, neste podemos ver a partir da cabine que o carro até reconheceu o pedestre, mas apenas muito próximo dele. Assim, o manequim foi mais uma vez atropelado em cheio.

Estas falhas não são novidade. Durante uma prova do AAA (Associação Automobilística Americana) no ano passado nos Estados Unidos, "todos os veículos de teste falharam em diminuir significativamente a velocidade de impacto de forma consistente" quando avaliados a 48 km/h.

O relatório ainda diz que "em média, todos os sistemas de detecção de pedestres avaliados foram significativamente desafiados e tiveram dificuldades para mitigar ou evitar colisões com pedestres."