Topo

Por que mais da metade dos automóveis vendidos são pretos ou brancos

Trânsito nos EUA - Reprodução
Trânsito nos EUA Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/09/2020 13h38

Basta sair pelas ruas para constatar um padrão na esmagadora maioria dos veículos trafegando: ou são brancos, pretos ou cinzas. Em uma pesquisa da TV NBC citando dados da marca BASF, as quatro cores mais utilizadas em carros novos nos Estados Unidos em 2019 foram branco (39%), preto (16%), cinza (13%) e prata (10%).

Mas por que essas cores são sempre as preferidas pelos clientes? A resposta simples é que elas combinam com tudo e não tendem a sair de moda. Outras cores chamativas poderiam atrapalhar na hora de revender um modelo.

Sabendo disso, muitas montadoras fazem lotes de carros já nessas cores para cortar custos, e assim clientes selecionam seus modelos mais convenientemente. Além disso, veículos em cores muito diferentes podem perder o apelo com o tempo.

O estudo ainda deixa um fator psicológico como parte do motivo. Para exemplificar, é citado que a cor azul é muito popular em modelos elétricos, já que no início vários carros utilizavam tons de azul. Agora, os consumidores - às vezes até sem querer - associam a cor com a motorização.

Por isso, as cores básicas ainda são e provavelmente sempre serão as principais quando se fala em carros.