Topo

Navio com 4 mil carros levou segundos para tombar, aponta investigação

MV Golden Ray - Reprodução
MV Golden Ray Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/09/2020 13h22

Depois de mais de um ano do naufrágio do MV Golden Ray - ocorrido no dia 8 de setembro de 2019 na costa norte-americana da Geórgia e com mais de 4.000 veículos a bordo - os primeiros dados das investigações começam a ser divulgados.

O navio, de propriedade da Hyundai Glovis, acabou surpreendendo os tripulantes, já que nenhum alarme e aviso foram dados quando o acidente começou a ocorrer. Além disso, a madrugada tinha ventos calmos e boa visibilidade.

"Tudo estava tão normal quanto poderia ser, até ele virar", disse o Capitão Jonathan Tennant aos investigadores.

Quando o navio começou a virar e se inclinar, Tennant tentou contraesterçar o leme para reduzir a velocidade da curva. No entanto, não foi o suficiente e o acidente ocorreu em segundos.

"Quando senti que estava perdendo o controle do navio, peguei o rádio atrás de mim e disse a Jamie na entrada: 'cuidado, Jamie. Estou perdendo o controle'. No momento em que o navio virou, deixei cair o rádio. Tentei aliviar o leme, ainda tentando conduzir o navio. Eu ainda era como um piloto tentando dirigir um avião, tentando resolver o problema até que ele caísse no chão."

Os outros membros da tripulação eram sul-coreanos. Vinte pessoas foram resgatadas em poucas horas. Entretanto, quatro membros restantes ficaram presos na sala de máquinas, com o último sendo resgatado apenas 36 horas depois.

Depois de atrasos devido à pandemia do novo coronavírus e à temporada de tempestades na região, a extração deve iniciar no início de outubro.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.